28/04/07

OBION III




ESCAPE TO OBION III - THE ALCHIMIST’S NOTEBOOK

Neste jogo o problema foi o mesmo do Obion 4.
Algumas coisas neste jogo, eu até consegui resolver. Mas chegou um ponto em que não entendia mais nada. Aliás, nesse entendi menos que no 4.
A única solução que achei na Net, foi em um site RUSSO. Isso mesmo, Russo.
Tentei usar um tradutor on line, mas mesmo assim, continuou incompreensível para mim.
Ainda bem que tinha muitas fotos e consegui chegar no final.
Só não me perguntem a lógica das coisas, porque muitas não entendi.
Então este detonado, na verdade, será colocado somente a solução de cada enigma.
A lógica, se alguém quiser explicar, sintam-se a vontade.
Bom jogo.

1° Puzze - Mapa
Na verdade não é um quebra cabeça simples. Pense nele como aquele cubo mágico em que tem que colocar os quatro lados iguais. É mais ou menos isso.
Para resolver este quebra-cabeça, caso não consiga pelos métodos normais, estou colocando um esquema.
A= Botões no alto, L= Botões do lado. Números da esquerda para direita e de cima para baixo respectivamente.
A1=2X
A2=2X
A3=1X
A4=2X
L1=2X
L2=2X
L1=3X
Anote os 3 símbolos que aparecem na tela.
Clique no “X” vermelho

http://i1.tinypic.com/nqs3uw.jpg

Na próxima tela, clique no castelo à direita. Em seguida, clique na janela. Resolva o próximo enigma da janela.
Clique nos botões da direita e coloque os símbolos, conforme a figura. Clique então no botão de baixo e ouça um som.

http://i1.tinypic.com/nplv1g.jpg

Após a solução deste enigma, aparece o símbolo “CERES” à direita do botão oval.

Entre na casa. Nesta sala você encontra 5 pontos em vermelho. O primeiro da esquerda, acho que é chamado de planetário.
Note que os símbolos do primeiro enigma, se repetem aqui.
Pra que serve esta observação, não faço a menor idéia.

http://i1.tinypic.com/nqvi3n.jpg

Os botões marcados à esquerda, nesta figura, apaga os símbolos desnecessários. Deixe somente os que estão na foto.
Clique e arraste os símbolos cinza escuros e mova-os ao redor de sua órbita para aproximadamente a posição de 1:00 h. (ou NNE).
Ou seja, como as linhas verdes no mapa.
Apertei botões por mais de uma hora tendo deixar na posição exata da foto.
Só então descobri que não era necessário.
Basta arrastar os símbolos cinzas até a posição da linha verde e deixar na tela, somente os símbolos que estão na foto.
Então começou a fazer um som de sino quando eu apertava os botões da direita e apareceu um símbolo no canto direito em baixo.

Obviamente deve ter uma explicação lógica para isso, mas não tinha como traduzir os comentários que estão nas fotos.
Em todo caso, vou colocar o link aqui. Quem sabe tem algum russo na comunidade.

http://www.russianitaly.com/forum/viewt … p;start=40

Com isso consegui abrir o livro preto que estava travado. Acredito que esses números sirvam para conseguir a senha da porta.

http://i1.tinypic.com/nq8s29.jpg

Mas para chegar a esta senha, ficou impossível entender algumas dicas pois elas estavam na própria foto e não teria como traduzir. Então daqui para frente, vamos resolver o enigma final, somente vendo as fotos.

Você precisa resolver o enigma da caixa cinza. Ele fica no ponto vermelho, bem a sua direita.
Esta figura explica, que o número na caixa, é a soma dos 4 números ordinais dos símbolos do elementos químicos.
O melhor é não discutir e colocar como está na foto.

http://i1.tinypic.com/nqqu7p.jpg

Só sei que os triângulos representam os 4 elementos:
Água, Ar, Terra e Fogo. Espero que esta informação, ajude na compreensão do enigma.

http://i1.tinypic.com/nqquq1.jpg

Agora vá para o boneco de madeira
Esta à sua direita no fundo. Se comparar o boneco com o livro da esquerda ,dizem que é possível chegar a uma solução.

http://i1.tinypic.com/nqqvck.jpg

Para conseguir a senha:
Usando os símbolos nas capas dos livros com as notas escritas à mão, você pode associar letras e números.
No livro com o símbolo do sol, use a primeira letra da primeira palavra de cada linha no livro "NOTE".
No livro com o símbolo da lua, use a primeira letra da segunda palavra em cada linha do livro "TO DO”.
No livro com o símbolo do mercúrio, use a primeira letra da terceira palavra em cada linha que tiver 3 palavras no livro "DUTY SHEET".
Combinar os números do livro "terra" a estas letras na ordem alfabética não deu certo. Então é um anagrama.

NOTES - Livro Dourado = SOL
Virtual Chosen
Latin Vouchers
Nash, Curie, Volt
Evulsion Chart
U nivac Holster
Chlorine Vats
V ehicular Tons
Is launch Overt?

TO DO - Livro Branco = LUA
Use Anvil torch
Shiv Nucleator
Shut Oil Cavern
Scour Line H Vat
Turn Shave Coil
Avert Hi-Consul
Court Hans, Levi
Viscount Hales

DUTY SHEET - Livro Vinho = MERCÚRIO
Carlo: Tune Shiv
Oliver: Staunch
Calhoun: Rivets
Thor: Vulcanise
Eric: Shunt Oval
Calvin: Hose Rut
Victor: Unleash
Huston: Clavier
Tovarich: “Lunes”
Ethan: Col. Virus
Lou: Varnish, Etc
Vince: Halo Rust
Alvin: Use Torch

Todas as letras alinharão com os símbolos na página da esquerda e que você deve colocar na ordem de 1-18 .
Então usando o código de números que você pegou no livro com o símbolo do mapa, você pode decodificar a senha.

http://i1.tinypic.com/nqqxd4.jpg

1= SOL - OURO
2= mercúrio - PRATA
3= MERCÚRIO(ELEMENTO)
4= MARTE - FERRO
5= JÚPITER
6= VÊNUS - COBRE
7= SATURNO
8= MAGNÉSIO
9= FÓSFORO
10= ENXOFRE
11= POTÁSSIO
12= ZINCO
13= ARSÊNICO
14= ANTIMÔNIO
15= LUA - PLATINA
16= BESUNTO
17= BÁRIO 1
8= SILICONE

Clique no vermelho bem no centro ao fundo. Apague o tracejado na porta e digite:
Avalanche
Cloister
Clique na maçaneta e depois na maleta.
Você terminou.
http://i1.tinypic.com/nqs8xe.jpg

FOTOS DOS LIVROS
À seguir algumas fotos dos livros, para que vocês possam entender como chegar na senha.
1- http://i1.tinypic.com/nqqy3t.jpg

2- http://i1.tinypic.com/nqqyo4.jpg

3- http://i1.tinypic.com/nqr0g1.jpg

4- http://i1.tinypic.com/nqr12t.jpg

ALGUMAS DICAS COLETADAS.
Pesquisei alguns fóruns e peguei comentários que acho, te ajudarão a entender certas partes deste jogo.
Duas seqüências de números dizem que são duas palavras. Você precisa saber o que os números significam.
Há 18 metais, cada um representa um número - Há também 7 asteróides e 12 símbolos do zodíaco, cada um representa um dos números entre 1 e 7, assim como os metais.

Os livros contêm pistas para fazer da associação entre o metal (número) e a letra.
Dois dos livros estão bloqueados no começo, e você tem que destravá-los resolvendo outros enigmas.
As associações entre o número e a letra são simples, mas muda com cada livro. Os símbolos na capa do livro são um indício crucial para saber qual é a associação.
Olhando todos os livros você saberá se está certo - isto é, lata, para o exemplo, representa a mesma letra em cada livro.

A seguir, a relação entre os elementos
Zodíaco | Elemento | Planeta | Outros Símbolos | Alquimia.
Aquário | Ar | Saturno | Íris | Chumbo
Câncer | Água | Lua | Pallas | Prata
Sagitário | Fogo | Júpiter | Astraea | Lata
Peixes | Água | Júpiter | Astraea | Lata
Leão | Fogo | Sol | Ceres | Ouro
Áries | Fogo | Marte | Juno | Ferro
Escorpião | Água | Marte | Juno | Ferro
Gêmeos | Ar | Mercúrio | Vesta | Mercúrio
Virgem | Terra | Mercúrio | Vesta | Mercúrio
Libra | Ar | Vênus | Hebe | Cobre
Touro | Terra | Vênus | Hebe | Cobre
Capricornio | Terra | Saturno | Íris | Chumbo

Para mim, este jogo parece mais com um trabalho de química. Gostei mais dos outros.
Boa sorte.

Ajuda do MIKE, membro do Jogos Hex.

Permita-me discordar de ti, mas apesar das incoerências apararentes no OBION III, pelo menos para mim, e das distracöes do programador, o jogo é bastante interessante por abordar assunto fascinante dos hermetistas, astrológos e alquimistas que além de introduzirem princípios das novas ciências que entäo surgiam, tais como a fisica, química e a medicina, procuravam assim disfarcar seu conhecimento místico com formulas de transformacäo de metais menos nobres em ouro (pedra filosofal) que na verdade incluiam a busca de sua própria evolucäo e aperfeicoamento. Fórmulas alquimicas como: `COAGULA-SOLVE`, que introduzia princípios como o da meditacäo dos IOGUES, com objetivo de bloqueaando a mente, liberar seu verdadeiro EU. E, como diria veladamente Hermes Trimegistro no antigo Egito dos Faraós: `O que está em cima é como o que está embaixo, para realizar o mistério de UMA SÖ COISA`.
Mais velados ainda, tinham que ser os alquimistas, na idade média, funcäo de um clero ávido de bens materiais, no processo de INQUISICÄO, em que qualquer desvio da ciência admitida como oficial poderia ser interpretada como pacto demoníaco, e cuja pena seria expurgada na FOGUEIRA.
Existe entre os planetas Marte e Jupiter enormes pedacos de rocha ferrosa que se acredita serem restos de um planeta que que havia naquela posicäo orbital que explodiu ou foi despedacado por uma grande explosäo cósmica. Essas rochas säo conhecidas como ASTERÓIDES às quais säo usualmente atribuidos nomes de deusas gregas ou romanas. Os 7 principais, em ordem de grandeza säo assim numerados:
CERES(1), PALLAS(2), JUNO(3), VESTA(4), ASTAREA OU ASTRÉIA(5), HEBE(6),IRIS(7).
Seus simbolos podem ser vistos naquele mesmo site russo: http://www.russianitaly.com/forum/viewt … p;start=40
Existem, como todos bem sabem, 12 signos no zodíaco que säo usados pelos astrólogos para fazer predicöes, cujos símbolos podem ser vistos ou recordados em:
http://www.reninacorata.com.br/horoscopo/signos.htm

ENIGMA 1:
Consiste em montar aquele mapa, em que aparecem, como que alinhados naquele eixo de aproximadamente 15 graus, tres simbolos cuja numeracäo veremos adiante, quais sejam: circulo com ponto no centro ou SOL (1), VENUS (6) e circulo com traco horizontal que na alquimia representa SAL, vide:
http://www.symbols.com/encyclopedia/30/301.html
Essa é chave para resolver o ENIGMA 3 (PLANETÁRIO).

ENIGMA 2:
Consiste em advinhar os 6 símbolos que devem ser introduzidos fazendo aparecer em baixo o asteroide CERES. Aqui cabe uma observacäo: quando voce clica continuamente em cada botäo aparecem na ordem (que é inversa, mas näo temos ainda como determinar isso) os 18 símbolos do 18 ao 1, cabendo mencionar por distracäo do programador, pode-se constatar que sendo essa a ordem correta, houve uma troca (que será confirmada diversas vezes) entre os símbolos 3 e 4 e isso faria alterar lógicamente a PASSWORD para conclusäo final. A solucäo está no dispositivo somador à direita, no laboratório (que näo é um enigma, já que, conhecendo os resultados, voce pode chegar ao final, independente desse dispositivo). Pode-se constatar, e assim resolver o enigma, que todos os 18 símbolos podem ser representados por um elemento (4 dos símbolos sendo que todos esses 4 aparecem no enigma 2) ou por uma combinacäo de dois elementos (elementos = água, ar, terra, fogo = símbolos triangulares). Säo eles:
1-sol =fogo
2-mercúrio =água
3-marte(trocado)=fogo+água
4-mercúrio elem.(trocado)=ar+terra
5-jupter=agua+fogo
6-vênus=ar+terra
7-saturno=ar+terra
8-magnésio=fogo+terra
9-fósforo=ar+água.
10-enxofre=terra
11-potássio=fogo+ar
12-zinco=água+fogo
13-arsênico=terra+ar
14-antimônio=terra+água
15-lua=água+fogo
16-BISMUTO=ar
17-bário=fogo+terra
18-SILÍCIO=ar+água

Observe ainda que confirmando a troca entre os símbolos 3 e 4, as somas näo batem quando um deles aparece no somatório.
ENIGMA 3 – PLANETÁRIO
Como já dissemos no enigma 1 que é a chave,e, cuja solucäo consiste em colocar alinhados segundo o eixo de 15 graus o simbolo do SAL (arraste-o com o cursor até aquela posicäo) e ainda os símbolos 1 e 6 como aquí estamos lidando com asteróides, é obvio excluir todos, deixando apenas CERES (1) e HEBE (6). Ao acionar os botöes à direita e acima de translacäo e rotacäo os simbolos comecam a evolucionar até a solucäo quando estiverem sincronizadamente alinhados ou em conjuncäo segundo àquele eixo. É nteressante observar quando se retorna a este quadro todos os asteroides retacionando em torno do centro com os símbolos zodiacais ou astrológicos como planetoides girando a sua volta e formando outras conjuncöes que teóricamente poderiam estabelecer datas e previsöes SENSACIONAIS. Observe ainda girando, à parte, o conjunto do SAL, ENCHOFRE e MERCÚRIO que segundo alguns alqimistas representariam o quinto elemento ou quintessência ou a chamada PEDRA FILOSOFAL (embora com o simbolo do fosforo no lugar do enchofre).
Vide:
http://www.symbols.com/encyclopedia/53/5326.html
e
http://www.misteriosantigos.com/alquimia.htm

ENIGMA 4 – NÚMEROS E LETRAS DOS SÍMBOLOS
Quanto aos números já sabemos a ordem e bastaria identificar apenas um para conhecer todos, e o jogo generosamente nos fornece 7 que resultam da comparacäo entre simbolos na figura que estabelece as relacöes metricas no homem e que foi estabelecida pelo gênio de LEONARDO DAVINCCI com os números dos asteróides que aparecem nas mesmas posicöes correlatas do boneco de madeira (cabeca, peito, barriga e membros). Observe que aqui também se confirma a troca dos simbolos 3 e 4.
Quanto as letras, a anotacäo na entrada do laboratório nos dá a dica que a letra E estaria identificada à perna esquerda que corresponde a saturno na figura de DAVINCCI. Daí por logica obtém -se as letras alinhadas dos demais símbolos nos livros.Deve-se registrar que a bem da coerencia, o programador deveria escrever Hevulsion no lugar de Evulsion, para que venus tivesse o valor H, sem nenhuma dúvida.
A SENHA (PASSWORD):
Fica evidente que com o erro da troca de dos simbolos transformaria a password em AVANALCHE CNOISTER
Ou entäo deveria trocar-se a senha para 1 2 1 4 1 3 5 6 7- 5 4 8 9 10 11 7 12 no lugar da antiga, para restabelecer a password original.