15/04/2007

CAGELING



Gente, Esse detonado é enorme. São quatro partes no jogo.
Mas é um dos meus preferidos

PARTE 1
O passo a passo foi feito em cima do jogo on line.
Não posso garantir que seja exatamente igual ao do download.
Nota:
Este é um jogo longo, altamente complexo. Há muito lugar para olhar e interagir. Eu recomendo que antes de ler qualquer parte deste walkthrough, você explore e tente fazer algumas coisas por conta própria.
A ordem em que os quartos são explorados é na maioria das vezes sem importância. Geralmente, comece em um quarto, e então explore e olhe todas as coisas da esquerda para a direita (no sentido anti-horário). Sempre que for possível se aproximar de algum objeto, faça-o. Faça outra volta no quarto para o outro lado. Explore, explore, explore e olhe com cuidado tudo que puder. Os objetos mesmo que não possam ser usados, são arrumadas em um quarto, mesas ou paredes de forma a poder ser a chave para resolver um enigma. Olhe todos os livros e folhei-os e também todos os bilhetes e papéis, mesmo que você não saiba ler japonês. É necessário, para o bom funcionamento do jogo. Explore os quartos, virando para os dois lados e se possível examine coisas no chão também. Algumas vezes, será necessário que você anote certos detalhes como os objetos nas mesas ou as cores dos sinos, por exemplo, em cada quarto.

COMEÇANDO:
Clique em “play on line” e “new game”. Assista a introdução.
Já é bonito desde o começo.
Você começa num quarto com uma cama de casal.
Clique no espelho na parede em frente. Aproxime-se do móvel e abra o baú.
Encontre um sino cor de vinho. Clique fora e em baixo da tela para se afastar.
Comece virando à esquerda. Clique na mesinha e folhei o livro. Do lado esquerdo dele têm uma tigela com bolinhas e do lado direito, uma caixa de madeira com uma chave. Pegue-a.
Será preciso anotar os detalhes de cada uma de 4 tigelas.
Cada uma contem 3 bolinhas de cores diferentes.
O formato das tigelas também precisa ser anotado.
Já vou colocar aqui. Assim vocês só precisam anotar a posição que as bolinhas formam o triangulo.
Oitavada= azul claro, azul escuro e cor de vinho (mesa do livro)
Quadrada= azul clara, verde e prata (mesa de centro)
Sextava = azul escuro, verde e vinho (mesa de centro)
Redonda= azul escuro, verde e branca (mesa redonda)
A posição das bolinhas e a forma da tigela correspondente são importantes, para decifrar um dos enigmas.
Procure um bilhete no criado mudo da esquerda.
Saia do quarto.

ROOM 2F CENTER:
Vire à esquerda uma vez e clique na porta.
Entre no quarto.

ROOM 2F NORTH:
Explore o quarto.
Encontre mais um baú com um sino roxo. Aproxime-se da mesa, no fundo do quarto. Abra a tampa clicando na alavanca da direita. Isto te lembra alguma coisa? Tente clicar combinações diferentes. Faça as formas dos triângulos encontrados no primeiro quarto.
Importante: Memorize que triângulo corresponde a cada formato das tigelas.
Calma: Olhem as fotos
http://img360.imageshack.us/my.php?image=4tigelas4nt.jpg

Faça esses desenhos, clicando nos pontos coloridos.
Saia do quarto.

ROOM 2F CENTER:
Vire uma vez para a esquerda. Clique sobre a porta.Trancada? Arraste a chave do inventário até a porta para destrancá-la.
Entre.

ROOM 2F EAST:
Explore o quarto. Do lado direito, encontre um outro sino (verde).
Sob a cadeira a esquerda tem um pedaço de papel com círculos e letras. Anote isto. Enumere os círculos, como se fosse um relógio:
12=A 3=G 7=S 8=O
No fundo do quarto veja uma mesa com 12 círculos.
Saia do quarto.

ROOM 2F CENTER:
Vire à esquerda mais uma vez. Clique na porta. Trancada também? Nada que você possa fazer. (por enquanto). Desça a escada no centro do quarto.

ROOM 1F CENTER:
Siga em frente e clique na porta.
Entre no quarto.

ROOM 1F SOUTH:
Explore o quarto.
Observe uma porta com grade. Ao lado da porta, tem um quadro com 4 quadrados na parede. Ao olhar a porta de grade (sem dar zoom nela), clique no chão.O retrato é dividido em 4 seções diferentes, cada parte significa um habitat diferente. Baseado neste desenho resolva o enigma dos 4 quadrados ao lado da grade.
Resposta do enigma:
ALTO ESQ.= pássaro
ALTO DIR.= do urso
EM BAIXO ESQ.=peixes
EM BAIXO DIR.= pessoa.
Entre no quarto com grade que agora está aberto.

ROOM 1F SOUTHWEST:
Explore o quarto.
Observe o papel com letras e círculos na parede.
2=F 4=V 6=N 10=J
Anote este também e todos que você encontrar.
Saia do quarto.

ROOM 1F CENTER:
Vire a esquerda outra vez. Clique na porta.
Entre no quarto.

ROOM 1F WEST:
Explore o quarto.
Pegue a chave de na parte de baixo da mesa redonda pequena (encostada na mesa redonda grande). Tem um bilhete pra ler também. Pegue uma pedra oval na segunda gaveta da cômoda à esquerda. Clique na peça em cima do móvel e leia, mesmo sem entender, todo o bilhete. Afaste-se.
Clique e arraste a pedra oval do inventário para a tampa da caixa de madeira (na mesa redonda do lado direito do quarto).
Abra a caixa e pegue a pedra preciosa amarela.
Saia do quarto.

ROOM 1F CENTER:
Vire à esquerda mais uma vez. Clique sobre a porta. Outra porta trancada! Tente usar a chave do inventário. Trancada ainda.
Vire para a direita. Clique sobre a porta.
Esta porta abre, mas há uma porta interna. Não dá para passar desta maneira.
Afaste-se da porta e dê uma volta no quarto até conseguir se aproximar de uma alavanca. Puxe e ouça um barulho. Algo aconteceu.
Afaste-se da alavanca e clique na porta à esquerda mais uma vez.
A porta abre. Entre no quarto.

ROOM 1F EAST:
Explore o quarto.
Uma mesa de jantar. Nada para fazer com ela. Mas a mesa é tem pistas para outro enigma. Note bem os detalhes e anote o que está faltando e em que lugar. Falta um prato, copos e um talher de prata. Memorize ou anote os locais onde estão faltando estes objetos.
Clique sobre a porta a direita do quarto.
Entre no quarto.

ROOM 1F SOUTHEAST:
Explore o quarto.
No armário de pratos chinês, não há nada que possa pegar, mas é uma pista para outro enigma. Note bem a posição dos pratos. Abaixe e abra as gavetas. Leia outra carta. Abra o alçapão no assoalho. Não dá entrar. Está lacrado. Procure outra porta de madeira com uma trava. Abra. Encontre o papel com círculos e letras atrás da porta de madeira.
Parece familiar?
1=C 5= E 9=P 11=L
Combine esta informação com as letras das páginas que você encontrou anteriormente. Agora você tem as 12 letras.
Saia dos quartos da através das mesmas portas você entrou, até chegar no quarto central.

ROOM 1F CENTER:
Vire para a esquerda duas vezes. Você deve puxar a alavanca outra vez (deve agora estar virada para esquerda).
Vire à esquerda uma vez. Clique na porta externa e interna.
Entre no quarto.

ROOM 1F EAST:
Explore o quarto novamente.
Tente essa portinha no chão outra vez.
Desça a escada.

FIM DA PARTE 1

PARTE 2

ROOM BASEMENT EAST:
Explore a área.
Clique para a direita e veja um livro no chão.
Leia o livro. Desça as escadas. Aqui é um pouco complicado. Para achar o ponto certo, vire mais duas vezes para direita e dê um zoom no painel branco, vire então para a direita outra vez. Clique na escada até chegar no próximo local.
Clique na porta com um sol rajado. Não abrirá. Clique no painel à esquerda da porta do sol. Resolva o enigma painel. Isto te lembra de alguma coisa que você viu no andar de cima? Como talvez o armário de pratos?
http://img518.imageshack.us/my.php?image=sunburstdoorpanel6af.jpg

Afaste-se do painel e clique na porta outra vez.
Entre no quarto.

ROOM BASEMENT CENTER
Explore o quarto.
Têm 3 áreas diferentes, cada uma com 6 elementos interativos.
Somente um pode estar "on".
O primeiro, logo na entrada representa a mesa de jantar.
Na mesa de jantar, havia algo faltando em 3 lugares.
O prato corresponde ao painel central. Coloque o disco, na cabeceira da direita.
Os copos correspondem ao painel esquerdo. Acenda o da direita superior.
O talher de prata corresponde ao painel direito. Ligue a chave inferior esquerda.
A esfera acima do painel central irá iluminar-se.
Saia do quarto.

ROOM BASEMENT NORTHEAST:
Entre agora na porta que tem um desenho de um cilindro, eu acho.
Pegue a caixa no fundo do tanque de concreto. Não dá?
Clique no registro que fica a direita.
O tanque enche de água, e você pode agora pegar a caixa.
Abra a caixa para pegar a pedra azul.
Atravesse a entrada que se abriu na parede esquerda.
ROOM BASEMENT NORTH:
Explore o quarto. Aproxime-se da mesa à esquerda.
Leia o livro e as cartas.
Olhe bem o desenho que tem na carta.
Pegue a chave no prato.
Afaste-se da mesa e vire a esquerda.
Clique em frente.
Um interruptor e 3 teclas deslizantes.
Coloque as teclas na posição correta ao desenho da carta.
A luz vermelha deve acender. Clique no interruptor. A luz verde ilumina-se. http://img518.imageshack.us/my.php?image=sliderbuttonposition4wj.jpg

Saia do quarto.
ROOM BASEMENT NORTHEAST:
Saia do quarto.

ROOM BASEMENT EAST:
Vá para frente. Clique na porta que tem um desenho tipo uma gaiola.
Entre no quarto.

ROOM BASEMENT SOUTHEAST:
Explore o quarto.
Bem em frente, no fundo do quarto tem uma mesa.
Leia os livros e pegue a faca.
Tente abrir o armário.
Tente a primeira chave do inventário no armário.
Nada.
Tente a segunda chave.
Funcionou.
Abra o armário e pegue o objeto dentro.
Atravesse a entrada aberta na parede direita.

ROOM BASEMENT SOUTH:
Explore o quarto.
Você vê uns postes brancos como se fossem postes de luz. Em cada canto tem um banquinho. Aqui é o lugar onde você usa os triângulos que você viu nas tigelas.
Se você entrar aqui antes de terminar o enigma no quarto com a porta do sol, esqueça.
Você não poderá fazer nada. Para mudar a forma dos triângulos, clique na alavanca à direita de cada banquinho. Cada um deles tem a forma de uma das tigelas.
http://img518.imageshack.us/my.php?image=banquinhos7lj.jpg

Uma vez que você colocar os quatro triângulos corretamente, os quatro globos coloridos no centro devem acender automaticamente.
Saia do quarto

ROOM BASEMENT SOUTHEAST:
Saia do quarto.

ROOM BASEMENT EAST:
Suba as escadas.

ROOM 1F EAST:
Saia do quarto subindo pela escada de ferro e passando através da portinha de madeira.

ROOM 1F CENTER:
Aproxime-se da escada de ferro no quarto central e suba novamente.

ROOM 2F CENTER:
Vire ao redor e entre na porta atrás de você.

ROOM 2F NORTH:
Re-explore o quarto.
Observe que a tecla à esquerda do elevador (porta azul) está iluminada agora.
Entre no elevador.
Clique na tecla inferior (do lado direito).

ROOM 1F NORTH:
Explore o quarto.
Leia todos os livros e notas no quarto (mesas quadradas).
Pegue a esfera na mesa redonda do canto. Para isso, aproxime-se do armário e vire a direita. Examine a esfera depois que ela estiver em seu inventário.
Agite-a. Tem algo dentro?
Como você poderia fazer para tirar.
Ponha a esfera no fogo (arrastando), para tentar abrir.
Tente tira-la do fogo.
Não dá porque está quente.
Tente usar a pinça de prata que você consegue.
Abra o pacote em cima da outra mesa redonda, usando a faca do seu inventário.
Pegue o papel com círculos dentro do pacote.
Dentro do armário tem um baú com um sino azul.
Volte ao elevador e suba.

ROOM 2F NORTH:
Saia do elevador e siga em frente. Na mesa tem um baú com um sino roxo e um prato de prata na mesa. Arraste o papel e coloque-o dentro deste prato. Clique sobre o papel duas vezes e copie letras. (as letras mudam cada vez que se joga, então eu não posso dizer quais serão.) L N A O C F foi o que apareceu para mim.
Há em algum lugar você pode usar esta informação?
Saia o quarto pela porta.

ROOM 2F CENTER:
Vire à esquerda uma vez e entre no quarto.

ROOM 2F EAST:
As letras correspondem às teclas. Clique nas teclas que correspondem as que papel mágico mostrou. Baseado no que você já descobriu com os outros papéis, a seqüência de letras e números será:
1=C 2=F 3=G 4=V 5=E 6=N 7=S 8=O 9=P 10=J 11=L 12=A
Então usando minhas letras como exemplo (L N A O C F), teria que apertar as teclas:
11-6-12-8-1-2

ROOM 2F NORTHEST:
Explore o quarto.
Se uma caixa de diálogo aparecer neste momento, escolha a segunda opção.
Pegue o martelo na caixa em cima da mesa.
Clique na parede.
Ouça os sons.
Quando ouvir um som diferente, você encontrou o ponto certo.
Para quem não pode ouvir, fica a esquerda superior.
Veja a foto:
http://img518.imageshack.us/my.php?image=parede7bq.jpg

Use o martelo no ponto.
Pegue a caixa, abra, e consiga a pedra verde.
Hora de sair.
Clique na parede que tem um certo brilho vindo do chão e aparece outra vez a caixa de diálogo, mas desta vez escolha a opção superior.

ROOM 2F EAST:
Saia deste quarto também.

ROOM 2F CENTER:
Vire à esquerda uma vez.
Clique na porta. Está trancada. Use a chave de seu inventário.
Entre no quarto.

ROOM 2F SOUTH:
Explore o quarto.
A porta na esquerda está trancada. Na mesinha tem um baú com um sino cor de vinho. Clique na porta da direita.
Entre no quarto.

ROOM 2F SOUTHWEST:
Explore o quarto. Leia o livro.
Agora você vê uma porta com os quatro pontos redondos e um inventário com quatro pedras.
Tudo que você tem que fazer para começar a parte seguinte do jogo é arrumar as pedras na porta na ordem correta.
Eu não sei onde você encontra a dica sobre a ordem em que devam ser colocadas. Provavelmente em um dos livros que lemos.
Afortunados aqueles que entenderam.
Para que não entendeu, só tem um jeito.
Tentar todas as variações possíveis.
Aconselho que escrevam, para que não repitam.
Boa sorte!
Fim da parte 2

PARTE 3

2F SOUTHWEST:
Explore o quarto.
Em baixo do quadro do anjo, tem um banco.
Sobre o banco tem um baú com um sino verde.
O elevador na direita não funciona, assim é melhor usar o da esquerda.
Você praticamente cai num porão.

BASEMENT SOUTHWEST:
Explore o quarto.
Olhe na mesa com umas taças coloridas a esquerda.
Anote o arranjo, a cor, e o número das bolinhas dentro de cada um.
(mais fácil fazer um printscreem).
Em todo caso, vou colocar a foto aqui, ok.
http://tinypic.com/ilk5u9.jpg

Entre na próxima sala.

BASEMENT WEST:
Explore o quarto.
Pegue uma chave no interior de um dos vasos.
Dentro da jaula tem 3 pedestais com potes em cima.
Mas se você pegar algum deles agora, você vai ficar preso.
Se você quiser sair, melhor colocar tudo de volta.
Você não pode levar qualquer coisa com você. Não neste momento.
Saia do quarto.

BASEMENT SOUTHWEST:
Desça a escada da sala anterior.
Explore o quarto.
Vá até o armário trancado no fundo da sala.
Use a chave no seu inventário.
Pegue uma garrafa.
Leia o livro no nicho da estante.
Na mesa do lado deve ter outro livro e algumas notas.
Leia tudo. Como o enigma da parte 2, você necessita pôr cada uma das três teclas vermelhas na posição correta. Para saber a posição seria necessário saber ler japoneses, porque desta vez não tem desenho nas notas nem no bilhete na parede.
Consegui uma foto em outro fórum, salvando assim o nosso jogo.
http://img513.imageshack.us/my.php?image=223204zn.jpg
A luz amarela deve iluminar-se.
Clique então no interruptor e a luz verde acenderá.
Suba a escada novamente.

BASEMENT SOUTHWEST
Explore o quarto.
Observe que a tecla ao lado do elevador é se iluminou.
Agora que está com força, você pode chamar o elevador.
Use o botão que está aceso agora. Entre no elevador.
Você está no porão (a tecla inferior não pode ser usada por que você está neste nível).
Você já tinha explorado anteriormente os pisos 1 e 2.
Hora de explorar o terceiro.
Clique na tecla superior.

3F SOUTHWEST
Explore o quarto e leia tudo.
Na mesa redonda ao lado da porta que tem uma trava e perto dos relógios, tem um livro como desenho do pote na pág. 1 e uma flor na pág. 15.
Pegue um copo com líquido na prateleira. Leia os papeis que estão numa caixa, nessa mesma prateleira. Abaixando a tela, você consegue um papel com desenhos.
Olhe a foto: http://tinypic.com/ilwv95.jpg

Após pegar o copo, você tem que voltar a jaula e pegar um dos potes no porão (aqueles dentro da jaula que fecha quando você tira um).
O difícil é saber qual dos três você deve pegar.
(Eu peguei o da esquerda).
Derrame o liquido do copo na garrafa que você colocou na pilastra.
Volte para a sala dos relógios.
Em uma das paredes tem um quadro de uma árvore com 5 círculos.
A chave para resolver este enigma é a combinação de 5 números: 20131.
Até aqui fui meio que no chute, mas fui.
Lembra das taças coloridas com bolinha dentro?
Olhe a foto e veja como combina com esses números.
Após resolver este enigma, os relógios são ligados.
Resolvendo o enigma da árvore você terá a posição dos ponteiros.
É aqui onde começa complicar.
Há muitas combinações envolvidas.
Como usar todas essas informações?
Infelizmente, só sabendo ler em japonês. Mas através de alguns fóruns, consegui caminhar mais um pouco.
Note que os desenhos do armário são iguais aos do quadro dourado de símbolos na parede do quarto NORDESTE 2F que você viu, depois que você passou da porta das quatro pedras preciosas.
Compare: http://tinypic.com/ilww7k.jpg

O enigma da árvore, também combina com os desenhos e a árvore dourada.
Olhe agora os relógios.
Você pode combinar com as 5 taças coloridas do porão.
Mas o que fazer com tudo isso?
Coloque os ponteiros dos relógios na seguinte ordem:
Da esquerda para a direita = 2, 10, 4, 9, 7 neste momento, a porta deve destravar. Como? Não sei.
Sinceramente pesquisei e achei essa solução que deu certo.
Quem sabe alguém por aqui saiba ler japonês e possa nos explicar melhor.
Atravesse esta porta.

Fim da fase 3

PARTE 4

Atravesse a porta que estava com a tranca (sala 3F SOUTHWEST) e entre na sala das águas.

3 WEST
Procurem uma caixa de madeira e tente achar o código para abri-la. É na base da tentativa mesmo. Deixe o símbolo de cima fixo e vá trocando os de baixo. Mude o fixo para o próximo e troque os de baixo novamente, até conseguir.
Não conseguiu? Veja a foto: http://img478.imageshack.us/my.php?image=simbcaixa2uy.jpg

Pegue uma manivela e coloque no buraco que tem na parede da direita. A ponte da próxima sala (3F NORTHWEST) irá abaixar e você poderá entrar na sala das redomas.

3F NORTH
Logo á esquerda, no parapeito da janela, tem um livro. Leia-o. Vá em frente e entre. É uma sala com vários sofás e quadros.

3F EAST
Entrando nesta sala, logo em frente tem um quadro de um homem. Na mesinha da esquerda tem uma caixa com um uma carta. Leia. Vire a esquerda e se aproxime da estante. Dentro da caixa branca tem uma gravura. Pegue. Vire a esquerda duas vezes e leia o livro que está em cima da mesa oval.
Continue em frente e abra a estante de portas douradas. Pegue a gravura que está na moldura. É ela que você irá usar em breve. A outra será ignorada. Do lado esquerdo tem um quadro. Clique nele e pegue uma chave que caiu no sofá. É a chave da biblioteca. Vire a direita e leia o livro sobre a mesinha ao lado da porta. Não saia por ela. Volte para o final da sala e saia por aquela porta.

3F NORTH
De volta a sala das redomas. Procure nas paredes uma moldura sem foto. Coloque nela a segunda gravura que você pegou na estante de porta dourada. A redoma com o “ovo” abrirá. É dele que você precisa para chegar ao final correto. Se usar a outra gravura irá pegar a adaga e não conseguirá chegar ao final com ela. Volte ao salão 3F EAST e sai pela outra porta agora.

3F SOUTH
É uma sala de tapete vermelho. Suba as escadas.

4F SOUTH
Veja uma porta. Em frente a ela tem uma caixa. Clique nos botões até deixá-los acesos. A caixa abre e você mude a direção do telescópio. Entre então na porta atrás de você.
É um salão verde.

4F EAST
Vá direto para a primeira mesa. Leia o livro. Vire à esquerda e aproxime-se de um pedestal marrom. Hora de resolver o enigma do Sol e da Lua. As pistas para resolver este enigma estão na própria sala. Se você procurar, verá um quadro de uma Lua que tem 5 estrelas. Encontrará também 3 copinhos marrons sobre uma toalha branca com um Sol. Neste relógio, você tem que colocar o Sol alinhado com a Lua. Só que ele anda de quatro em quatro e a Lua de três em três, um para cada lado. Tente colocar o Sol na casa número 3 do lado mais claro e a Lua em algum múltiplo de quatro.

Solução: Pressione a lua uma vez, o sol quatro vezes, a lua três vezes, o sol duas vezes, e finalmente a lua três vezes.
A porta dourada atrás de você será liberada. Entre e aproxime-se da mesa.
Pegue a espada e olhe em baixo desta mesa. Tem uma senha que muda a cada jogo.
Volte para o salão verde. No parapeito da janela ao lado deste relógio, tem um papel com números romanos. É bom copiar.
Em todo caso vou colocar a foto aqui:
http://tinypic.com/iogltg.jpg
Na verdade, isto é um mapa da biblioteca que você irá ver daqui a pouco.
Procure agora uma escada encostada na parede e suba.

ROOF CENTER
Entre e clique no telescópio. Escolha uma paisagem. Ela se refletirá no espelho d’água que fica na sala do gazebo. Ainda não descobri a importância deste telescópio. Desça tudo e volte para a sala de tapete vermelho.

3F SOUTH
Do lado da escada, perto da porta você verá um pontinho dourado. É uma chave. Pegue e abra a porta com ela. Você estará de volta à sala dos relóginhos. Mas então pra que serve esta porta. Simples. Por que você agora precisa ir à sala das águas e levantar a ponte novamente (3F WEST).
Volte por esta porta, cruze o salão do tapete vermelho, entre no salão dos sofás e saia pela porta que dá na sala das redomas. Saia pela porta que te levava a ponte. Agora é uma escada. Suba e pegue um símbolo do sol. Volte a sala das redomas e abra uma porta à sua direita, perto de onde estava o “ovo”.

3F CENTER
Na verdade não é uma sala. É um local com corredores, onde você pode ver os andares de baixo. Clique à direita, em frente, à esquerda, em frente e para baixo. Veja um papel com um desenho. Volte para perto da porta e veja uma máquina. Clique nos botões até conseguir reproduzir o desenho. Uma clarabóia irá se abrir e a paisagem que você escolheu no telescópio irá aparecer no espelho d’água.
Volte para sala das águas (3F WEST) e abaixe a ponte novamente.
Pegue o elevador branco na sala dos relóginhos (3F SOUTHWEST) e desça para o primeiro andar (terceiro botão de cima para baixo).
Atravesse os salões e chegue na sala 1F SOUTH.
Você verá a imagem do telescópio refletida na água. Saia.
1F CENTER Tente entrar na porta bem em frente a você.
Está trancada.
Suba a escada dourada e entre na sala em cima desta. É a 2F NORTH.

2F NORTH
Pegue o elevador azul e desça para a sala 1F NORTH.
Abra a porta por dentro. Saia e suba a escada dourada e entre novamente na sala azul 2F north. Chame o elevador e desça pela escada. Volte para sala 1F CENTER.

1F CENTER
No local onde estava o elevador, tem um quadro com uma mão apontando para cima. Clique na flecha de cima e veja qual é o modelo da sua lua. Preste bem atenção ou faça um printscreen. Cada jogo é diferente. Abaixe e clique no quadro. Veja 3 colunas. Esse enigma não é dos mais fáceis de explicar, mas vou tentar. Saia da sala e suba até a sala das águas. Você já deve saber andar pela casa a essa altura do jogo. Pode usar o elevador branco, mas o azul, NÃO.

3F WEST
Na sala das águas, suba a escadinha branca do seu lado esquerdo. Abra o globo dourado. Clique na argola, até colocá-la sobre o seu modelo de Lua. Consegue lembrar qual era? Ótimo. Anote então os 3 símbolos que aparecem em azul. Para facilitar vou colocar direto o valor de cada símbolo, porque pra saber o valor tem que pesquisar na biblioteca e fazer um monte de contas, com uma equação meio complicada. Se você quiser tentar antes de ver a solução, faça a fase da biblioteca primeiro. Na sala de chá que tem poltronas amarelas, tem uns potinhos brancos nas mesinhas e lá você consegue alguns números. Clique na boca desses objetos e veja quanta bolhas sai de cada um e qual é o desenho no potinho.
É difícil dar nomes àqueles símbolos. Espero que entendam.
Coração=0 Arroba=1 (parece um 9 enrolado)
Estrela=2
meia lua=3
trevo=4(parece um X)
flor=5 Cruz=6 (parece um sinal de mais “+” gordinho)
Hexágono=7 (parece um quadrado cheio de pontas)
losango= 8 (parece um quadrado com pontas)
E=9 (parece um E rebuscado).
Os tracinhos significam de baixo para cima de 0 a 9. Então se seu símbolo for um coração, não mexa no pino. Se for 9, leve lá para cima.
Se estiver certo, você ouve um barulho de móvel sendo arrastado. Vire-se para o armário e veja uma porta para o jardim. Vá até a arvore e clique nela para cair uma maçã. Pegue-a.
Saia desta sala e suba um andar. Entre na sala que tem dois pratos no fundo(2F SOUTH).
Vire a direita e use a chave do inventário para entra na biblioteca.

2F SOUTHWEST
A biblioteca é uma novela aparte.
Tem muita coisa para encontrar, ler e decifrar (se você souber falar Chinês).
Mas basicamente você precisa encontrar 16 livros, sendo que um deles está no armário central trancado e dois bilhetes.
Um dentro de uma gaveta e outro dentro de um livro.
Para abrir o armário do meio, lembre-se do papel com números romanos.
É um mapa da biblioteca.
Localize onde fica o X e o V.
Em baixo dos armários tem uns botões. Acenda só esses dois. Clique no armário e leia o 16° livro. Arraste o frasco com a rosa até o livro. Leia-o novamente. As letras estarão em vermelho. Assim você consegue a pág. 44.
Verifique sempre seu Knowledged no menu e salve após as fases mais difíceis.
Saia da biblioteca e use o elevador branco para ir ao Basement (aperte o 1° botão de baixo).

BASEMENT SOUTHWEST
É sempre bom, olhar novamente os locais, para ver se não acha mais nenhum livro, bilhete ou sino.
Desça a escada e aproxime-se da porta com a Lua. Já viu o bilhete ao lado do gerador?
Coloque o seu símbolo do Sol sobre o desenho da porta para abri-la.
Entre e vá pelo corredor da direita. No final você vê uma alavanca, mas não dá para puxá-la. Tem uma grade. Volte e vá pela esquerda.
Quando encontrar uma sala azul de vidro, vire-se e puxe a corda.
Uma lança irá cair.
Pegue-a, dê a volta novamente e puxe a alavanca com ela.
A grade se abre.
Siga em frente e resolva o enigma do coração.
Conte as teclas no sentido horário com o coração sendo o número um.
Pressione então as teclas na seguinte ordem: 5, 4, 8, 3, 6, 7, 2, 1.
Vire a direita, numa porta escura e depois num buraco iluminado no chão (Basement Northwest). Desça a escada e siga em frente.
Encontre uma caixa com outro bilhete. Vire e vá até o final do corredor.
Tem um quadro com uma flor de lótus acho.
Abra e veja 3 círculos com dois zeros em cada um. Em um livro na biblioteca tem as dicas para esse puzzle, mas basicamente é:
I = 6 x8 - 5 = 43
II = 9 x 8 + 3 = 75
III = 6 x 2 + 0 = 12
Volte até a porta que tinha 3 furos.
Eles estarão todos verdes.
Coloque-os iguais ao do quadro da flor de Lótus.
Nesta sala tem mais puzzles para resolver. Logo a esquerda tem um jogo com 9 bolinhas que parece com aquele jogo do “Resta Um” mas não é. Mais uma vez a solução estava na biblioteca. Você deve ter visto um livro com várias bolinhas e uma só marcada em cada página. Siga a seqüência indicada no livro. Não lembra mais, né? Vou colocar a solução: Enumere os círculos da seguinte forma imaginária para entender minha seqüência: 1 2 3
4 5 6
7 8 9
Clique então no 3 - 4 - 8 - 5 - 1 - 9 - 6 - 2 - 7

Vire a direita e veja um quebra cabeças.
OBRIGADA AO DIMITRI POR ESTA SOLUÇÃO.
São 6 linhas e 8 casas (da esquerda para a direita, e de cima para baixo)
clicar nas casas:
1ª linha - casa 1 e 4
3ª linha - casa 2 e 4
4ª linha - casa 6
5ª linha - casa 2
6ª linha - casa 7
Resolvendo, você consegue uma chave embaixo.
Vira a direita e clique na roda do registro.
Vire à direita mais uma vez e pegue um papel rasgado com uns desenhos.
Na estante em frente a esta, do outro lado do quarto, tem mais um livro.
Saia em frente e no fim do corredor vira à esquerda.
Desça as escadas e abra o portão com sua chave.
Entre e resolva o enigma do papel rasgado.
Deve ficar assim:
Então você ouve um barulho de porta abrindo.
Vire para direita e clique no símbolo.
No espaço em branco, digite: (copie e cole)
プトレメウス=レピドゥス・ユリウス・イオ=エクシーナ=ウィスタ・デ・オレニア
Certifique-se que não ficou nenhum espaço entre as letras.
Entre na sala. Mas ela só será usada depois que seu Knowledged estiver completo.
Saia e vire à esquerda. Encontre uma placa na parede com letras. Ex: SCLNVP (esta senha muda a cada jogo e será usada, caso você queira voltar a este local.
É só trocar as letras por números e digitar na mesinha redonda tipo um relógio na 2F EAST).
Para quem não lembra onde marcou esses n°, colocarei novamente:
1=C 2=F 3=G 4=V 5=E 6=N 7=S 8=O 9=P 10=J 11=L 12=A.
Toque um sino que está no chão e clique na mesa iluminada.
Você será teletransportado para a sala 2F EAST
Verifique seu Knowledged. Provavelmente estará faltando no mínimo as páginas 26 e o 27. Para encontrar o 27, digite na mesinha os números correspondes ao código que você conseguiu em baixo da mesa com a espada e vá para...

BASEMENT NORTHWEST
Atenção.
Existe neste jogo, dois locais com este nome. Pode criar uma certa confusão.
Você está vendo agora uma grade dourada em volta de um buraco com um objeto brilhante.
Não clique neles, senão você será teletransportado de volta para a 2F EAST.
Clique na parede escura e depois para esquerda. Você verá uma mesa de trabalho com uma mesa lateral encostada nela. Nessas duas mesas, tem livros e papéis. Não se esqueça da mesa lateral. É lá que está o 27. Vire então à esquerda duas vezes e aproxime-se da estante. Clique na caixa branca e coloque o código 0125 (estava escrito em algum livro). Verifique seu Knowledged. Só deverá estar faltando a pág. 26. Para voltar, clique na parede em frente ao símbolo no chão do teletransportador. Na caixa de diálogo escolha a primeira opção.

1FSOUTHWEST
O seu Knowledged tem que ter as paginas 27-29 preenchidas.
Se não estiverem, nem tente que não dará certo.
Agora é o caos. Hora de conversar com a mulher em chinês.
Dicas.
1: salve seu game - mas não no local onde salvou o jogo anterior.
2: Ela ainda fala com você?
Se não, você precisa voltar ao outro jogo salvo anteriormente.
Tem uma coisa que você precisa fazer antes de falar com ela e conseguir a informação que precisa.
Salve seu jogo neste ponto, pois provavelmente irá errar nas escolhas.
Primeiramente, coloque a maçã na balança. Clique em todas as frases que tenham o ponto de interrogação. Quando não houver mais nenhuma frase assim, a seqüência será: primeira linha, segunda linha, primeira linha, segunda linha, segunda linha.
Em seguida converse com ela clicando nas flechas até ela lhe dar a resposta.
Não estranhem. O papo é longo. Nas fique atento. Você tem que ver os números que ela te dirá.
Se você a clicar sobre ela outra vez depois que a conversação terminar ela repetirá para você outra vez. Se você puder ver os números arábicos (0-9) em algum lugar do que ela diz então terá encontrado sua dica.
Eu recomendo altamente fazer um printscreen e salvar esta tela para a uma referência futura.
Digamos que você tenha conseguido o número H19H (é assim mesmo que aparece no meio daquelas letras), na conversa que teve com ela.
Vá agora para a sala 3F SOUTHWEST (a dos sofás).
Leia o livro que fica na mesa ao lado da porta.
Anote todas as palavras que tiverem o n° 19 (isto é um exemplo).
Tem com as letras A - C - F -G - V - E.
Qualquer uma delas, poderá ser sua senha no teletransporte.
Volte a sala 2F EAST e digite os números até conseguir ser transportado.

ÚLTIMA PARTE - FINALMENTE

4F EAST
Chegou a hora de resolver o enigma dos sinos.
Você terá 3 mesas nesse local.
Uma com um armário de sinos, outra com um documento e mais uma com anéis coloridos. Leia o documento.
Você tem que abrir o armário pequeno com os sinos pequenos dentro dele.
Procure uma tecla em algum lugar.
Atrás do pilar preto, tem um botão vermelho.
Lembre-se que os sinos tinham cores diferentes e um tom também diferente um dos outros.
Os mesmos tons que você ouve aqui.
Os anéis e os sinos são parte do mesmo enigma.
Aqui foi que o bicho pegou.
Fiquei uma tarde inteira ouvindo o som dos sinos.
Cheguei a abrir sete telas ao mesmo tempo para poder ouvir como ficaria minha seqüência.
Tinha absoluta certeza que estava certa, mas nada acontecia.
Foi quando o LEONARDO do Orkut, me deu uma luz.
OBRIGADA AO LEONARDO PELA AJUDA.
“Se vc observar, no armário com os sininhos, eles estão colocados
2 - 4 - 6 -
1 - 3 - 5 - 7
Eles se alternam um embaixo um em cima, como na caixa dos anéis.
Veja se você colocou os anéis na ordem certa como os sininhos.”
Ou seja: eu estava arrumando os anéis na seqüência que estavam os sons e por isso não dava certo.
Vocês precisam descobrir qual a cor do primeiro som e colocar na fileira de BAIXO.
A cor do segundo som, será o anel que ficará em primeiro na fileira de CIMA e assim sucessivamente.
Você tem que combinar cada tom à cor de seu sinos então colocar os anéis coloridos na mesma ordem dos sinos, mas alternadamente. Os números pares em cima e os ímpares em baixo.
SEM COMENTÁRIOS.
Você pode mover os anéis.
Apenas clique sobre um anel e arraste-o à posição onde você o quer.
Para não precisar ficar dando voltas, abra o mesmo jogo em duas janelas.
Uma na caixa dos sinos e outra para poder rodar pela casa e ouvir os sinos e comparar os sons.
Se estiver correto, os anéis irão se iluminar e a coluna preta no meio da sala irá abaixar. Haverá uma espada preta cravada no cristal.
Se você clicar nela duas vezes, chegará a um final falso, mesmo que já tenha pegado os anéis com o fantasma.
Clique uma vez para se aproximar e arraste o anel vermelho até ela.
Depois de brilhar um pouco, ela não te fará mais mal. Pegue-a.
Salve o jogo.
Use o teletransporte e desça ao BASEMENT SOUTHWEST ou caso já tenha ido lá, clique na sua tela para se afastar do cristal e será teletransportado para 2F EAST.

BASEMENT SOUTHWEST
Você pode fazer esta parte antes de resolver o enigma dos sinos, mas é necessário que pegue o papel 26 que está na sala dos sinos.
Vá até aquela sala que você já viu, mas não pode fazer nada antes. Fica do lado direito do enigma do papel rasgado. Coloque o “ovo” no espaço brilhante na parede. Um rapaz virá falar com você. Verifique antes se seu livro está completo. Nesta conversa usei primeiro o recurso de escolher as frases com interrogação. Ele conversa um pouco e vai embora. Clique outra vez no símbolo na parede e ele volta. Agora escolha sempre a segunda opção. Ele te dará dois anéis. Um vermelho e um azul.

FINAIS
Saia da sala e vá para o gazebo que tem o espelho de água (1F SOUTH).
Se você clicar na água, chegará a um final falso.
Clique na altura das janelas e depois abaixe sua tela.
Clique na água e aparecerá uma caixa de diálogo.
Dependo das escolhas que faça, você terá vários finais diferentes.
Eu tentei todos, pois após uma semana neste jogo, merecia ver tudo.
Quando tocar a música “Jesus Alegria dos Homens” será um final bom.
Mas não o verdadeiro ainda.
O final real, acontece numa cabana de madeira, com a moça falando (e como fala).
Ela tem orelhas pontudas. Tem o final só com ela ou com os dois juntos. Tanto faz.
A música final é diferente e o anel azul aparece na sua tela dizendo que em breve você poderá participar de uma nova aventura.


FIM

LOCAIS DOS SINOS

Verde claro = 2F EAST
Verde escuro = 2F SOUTHWEST
Vermelho escuro ou vinho = 2F WEST
Vermelho mais claro = 2F SOUTH
Azul escuro = 1F NORTH
Branco = BASEMENT NORTHWEST
ROXO = 2F NORTH

2 - 4 - 6 -
1 - 3 - 5 - 7

LOCAIS DOS LIVROS
Estou colocando em inglês mesmo porque acho que fica mais fácil vocês identificarem os quartos. Quem não conseguir entender, copie e cole em algum tradutor da Web.
Page1
2F W
On the writing desk.
Page2
1F W
In the bowl on the cabinet to the left.
Page3
1F W
On the table with the jugs and cups.
Page4
1F E/SE (The room with the trapdoor.)
In the middle drawer of the cabinet.
Page5
Basement E
On the floor to the right as you come down the ladder.
Page6
Basement N
The book on the table.
Page7
Basement N
The letter on the table.
Page8
Basement SE
On the table, red cover.
Page9
Basement SE
On the table, blue cover.
Page10
1F N
On the table to the right of the elevator as you come down.
Page11
1F N
On the table with the package.
Page12
1F N
The book on the table to the right of the fire (as seen from the elevator).
Page13
1F N
In the box on the table to the right of the fire (as seen from the elevator).
Page14
2F SW
On the couch to the right as you first enter.
Page15
Basement SW
The book on the table.
Page16
Basement SW
On the left side of the shelf.
Page17
Basement SW
The letter on the table.
Page18
3F SW
In the box on the third shelf (counting from top).
Page19
3F SW
On the small table by the door.
Page20
3F N
On the windowsill.
Page21
3F NE
In the box on the small table to the left (from your point of view) of the couch which is directly opposite you as you walk in.
Page22
3F E
On the oval table.
Page23
3F SE
On the table to the left of the door out.
Page24
3F SE
In the cupboard with glass doors at the end of the room.
Page25
4F SE
On the table next to the window.
Page26 - this will be one of the last pages you find - it definitely comes after talking to Karis.
4F W
In the box on the table on the far wall to the left as you arrive.
Page27
Basement NE There ARE two Basement NorthEasts
On the side table.
Page28
Basement NE
On the main table.
Page29
Basement NE
In the white box on the dresser.
Page30
2F SE
2nd bookshelf on the right, counting from the door.
Page31
2F SE
Book beside the scales (on the right).
Page32
2F SE
3rd bookshelf on the right, counting from the door.
Page33
2F SE
4th bookshelf on the LEFT, counting from the door
Page34
2F SE
1st bookshelf on the left, counting from the door.
Page35
2F SE
Green book beside the balance (on the left).
Page36
2F SE
In the right-hand drawer below the balance (on the left).
Page37
2F SE
3rd bookshelf on the left, counting from the door.
Page38
2F SE
4th bookshelf on the left, counting from the door.
Page39
2F SE
Leftmost bookshelf on the far wall.
Page40
2F SE
Second bookshelf from the left on the far wall.
Page41
2F SE
Second bookshelf from the right on the far wall.
Page42
2F SE
Rightmost bookshelf on the far wall.
Page43
2F SE
Book in the locked cabinet
before using the potion.
Page44
2F SE
Book in the locked cabinet
after using the rose potion.
Page45
Basement NW
In the puzzle room, in the bookcase to the left of the door as you walk in.
Page46
Basement NW
In the tunnels, in the picture frame on the candlelit shelf.