05/04/2007

ARCHIPELAGO




Não é nenhum mérito meu. Apenas traduzi de um site, ok.

Bom, já vou avisando que o jogo se move estranhamente, por isso é comum se perder.
Então vou colocar algumas fotos no passo a passo.
Você acorda confundido e doente.
Nade até 1° ilha mais próxima (com um coqueiro). Tem pedaços de uma caveira e uma placa dizendo que não tem como escapar.
http://img160.imageshack.us/my.php?image=1ilha2tm.jpg

Como não há nenhum inventário neste jogo ,você só pode pegar um objeto de cada vez. Olhe para o vulcão. Você pode ver um ponto azul, no pé do vulcão, atrás do próximo coqueiro. Clique nele para se aproximar.
Veja uma outra ilha (mecânica), com umas peças azuis. Arraste a caveira até lá.
http://img233.imageshack.us/my.php?image=ilhamec1aw.jpg

Volte, pegue o braço e leve até a ilha mecânica também.
Vá até uma ilha que tem um Totem azul (espécie de rosto). Pegue o osso desta ilha e leve até a ilha mecânica.
http://img233.imageshack.us/my.php?image=rostoazul6gl.jpg

Procure agora uma ilha com um castelo de areia. Clique nela e pegue mais um osso e leve até a ilha mecânica.
http://img233.imageshack.us/my.php?image=castelo6ah.jpg

Na ilha mecânica tem 5 pontos cor de laranja. Vamos chamá-los de interruptores.
Numere os interruptores:
Em cima = 1 e 2
Em baixo = 3, 4 e 5
Arrume os ossos nos interruptores. (a ordem é 2, 3, 5, 4, 1).
Os tipos dos ossos não importam, nem o sincronismo, mas a ordem das teclas é importante.
Se você fizer corretamente, as 5 colunas à esquerda se transformarão em uma escada. Clique na coluna mais baixa e nade até lá.
http://img103.imageshack.us/my.php?image=5colunas0pj.jpg

Suba as etapas (tem que começar pela mais baixa, senão não funciona) e clique no telescópio. Olhe e vá clicando dentro do círculo até encontrar um barco azul.
Note que a bandeira no mastro tem uns símbolos.
http://img103.imageshack.us/my.php?image=barcoazul4kx.jpg
http://img103.imageshack.us/my.php?image=bandeira1nn.jpg

Procure uma ilha com um painel de controle azul (cuidado, pois são várias). Tem que ser um painel com flechas. Repita o desenho da bandeira neste painel.
http://img217.imageshack.us/my.php?image=painelflechas7vf.jpg

Há 4 ilhas no arquipélago com os espelhos grandes neles (são umas árvores azuis).
Clique em cada uma, para inclinar os espelhos em um ângulo.
Vá ao farol à direita, na parte superior do arquipélago perto do vulcão. Clique no botão para ligar o farol.
Vire a direita e de frente para o Sol, ache um ponto verde em um dos bancos de areia:
http://img186.imageshack.us/my.php?image=bancoareia8fb.jpg

É uma pázinha de plástico verde. Pegue-a.
http://img230.imageshack.us/my.php?image=p0aa.jpg

Tem um desenho com 4 tiras coloridas. É uma sugestão de onde você precisa escavar. Procure um banco de areia à direita do vulcão. Vá até ele e veja que as linhas coloridas dos espelhos estarão na mesma ordem que as linhas coloridas no papel.
http://img230.imageshack.us/my.php?image=bancodeareia5qd.jpg

Escave todos os bancos de areia. Não esqueça a pá quando mudar de local.
No segundo ou terceiro buraco, você encontra uma caixa com um tesouro.
Note: Não está sempre no ponto da foto acima. Cada vez está num lugar diferente.
NT: (Bom, aqui há controvérsias. Isso é o que eles dizem. Eu escavei várias e várias vezes até encontrar. Meu PC já estava com a língua de fora de tanto rodar, de tão lerdo que o jogo é. Tem hora que a pá cava, tem hora que não cava, sei lá).
Derrepente você acha o tesouro. Pelo que pude perceber a pá só começa um novo buraco quando o anterior estiver em seu tamanho máximo. Para isso fique clicando no buraco até ele parar de crescer.
Acho também que só dá para fazer 4 buracos em cada banco de areia. Já esburaquei o arquipélago todo e até agora, nada.
Achei, estava no mesmo banco de areia da foto.
http://img230.imageshack.us/my.php?image=tesouro9qk.jpg

Deixe a pá de lado e pegue o diamante. Procure uma ilha com o painel azul e um lugar para por a pedra.
http://img230.imageshack.us/my.php?image=diamante8ku.jpg

Agora vá até a ilha além das 5 colunas, à direita.
Achou fácil, né. Errado. A concha não cabe neste painel. Procure outro.
Encontre uma ilha com um coqueiro solitário.
http://img186.imageshack.us/my.php?image=coco5if.jpg

Pegue o coco e vá até o canhão.
Coloque o coco na boca do canhão. Pegue o fósforo no chão e com ele clique no estopim.
A bala destrói o castelo de areia. Vá até lá e pegue outra concha. Volte a ilha do painel da concha (aquele que você achou fácil, lembra) e coloque a concha no lugar.
http://img186.imageshack.us/my.php?image=concha8kr.jpg

Você encontrará 5 ilhas com Totens alaranjados. Atrás de cada totem tem uma ilha com um arco de pedra e uma luz acesa.
http://img186.imageshack.us/my.php?image=totemalaranjado5wg.jpg

Anote a ordem das cores que você achar.
Note que cada totem tem um formato de olho e desenho das telhas diferente dos outros.
Procure o painel com bolas coloridas e as coloque nos locais.
A ordem que você tem que colocar as bolas é coisa de louco.
Não vou nem explicar, senão vai dar umas dez páginas.
Como responsável pela comunidade, tive que conferir para não passar informação errada.
Coloque as bolas assim: Azul no alto; amarelo à esquerda no meio; lilás à direita no meio; verde à esquerda em baixo; laranja à direita em baixo.
http://img175.imageshack.us/my.php?image=bolas53sc.jpg

Vá para a ilha das pirâmides verdes.
Vamos enumerar as pirâmides para ficar mais fácil.
Esquerda superior= 1
Direita superior = 2
Meio = 3
Esquerda inferior = 4
Direita inferior = 5
http://img175.imageshack.us/my.php?image=piramides2mz.jpg

Agora clique (lentamente e espere cada animação terminar) na seguinte ordem:
15342
35241
42153
Espere um pouco .
Olhe entre os coqueiros, abaixando o cursor e veja o rosto de pedra, iluminado.
Procure um painel azul com círculos, à esquerda das 5 colunas.
http://i5.tinypic.com/2nbhdac.jpg

Reproduza as cores do rosto de pedra (olhos vermelhos, nariz verde e boca amarela).
Vá até as alavancas ao pé do vulcão. Puxe a da direita e espere a cena se afastar totalmente.
Puxe a alavanca esquerda e veja o vulcão explodir.
http://img280.imageshack.us/my.php?image=alavancas1qx.jpg

Clique no fogo e nas nuvens de fumaça que saem dele e veja o arquipélago se afastar muito lentamente.
Pronto, você está fazendo a viagem para longe deste lugar tão terrível.
FIM

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Não posso afirmar que a ordem para cumprir as tarefas, seja exatamente esta ou se faz alguma diferença, mas vou colocar como fiz no meu jogo.
Quando você chega ao arquipélago, a primeira ilha que encontra é a que tem o papel de boas vindas(no canto deste papel, tem uma nota musical).
Se quiser faça um tour para ver o que tem por lá.
Nos bancos de areia, perto das ancoras, tem um diário com vários desses papéis, um braço e uma cabeça de esqueleto, e uma garrafa com um mapa.
Uma das ancoras indicará qual dos bancos de areia, você deve escavar.
É um que está vazio. Sem papeis nem ossos, nem garrafa. Mas para escavar, você vai precisar de uma pá que está em outro mundo. Quando você tiver a pá, que está no mundo das neves, ao lado de um cofre, você terá que escava nos bancos de areia, até achar um baú com um binóculo.
Com este binóculo, você deve olhar a luz que pisca em baixo do dirigível, anotar tudo num caderno e traduzir como um código Morse. Coisa pra doido.
Eu não fiz isso não. Eu fui percorrer vários fóruns atrás de uma resposta.
O que encontrei foi que ele se refere ao “Ano do cão” ou Year Dog.
Esta é a senha pra abrir o cofre. 1970

Encontre 3 ilhas com prismas de cristal. Vá na ilha que tem um prisma branco e um verde.
Quebre o branco e guarde o pedaço, na mãozinha à direita da tela em baixo.
Esta mão serve como inventário e também para salvar o jogo.
Para salvar, clique no barbante que está amarrado no dedão e espere ele parar de mexer.
Vamos para o primeiro puzzle.

O enigma das árvores
Perto da ilha que você quebrou o prisma tem uma máquina azul com o número 1064.
Você agora precisa colocar as árvores de forma que elas escrevam 1064 em números romanos. Aqui a coisa pega.
Porque para mudar a posição das árvores, você tem que nadar até a ilha e mover uma alavanca.
Só que fazendo isso, você perde toda a noção de perspectiva.
Aconselho que posicione uma árvore por vez e volte sempre a máquina azul para ver se está certo. Tem que ficar assim: MXIV
http://img465.imageshack.us/img465/913/palmtrees7uo.jpg

Quando tiver terminado, aperte o triângulo da máquina e veja a torre que tem a porta para o primeiro mundo abaixar.
Você terá que cumprir metas para abaixar as 3 torres e ir aos 3 mundos.
O mundo das pedras, de papel e de metal.
Continuando.
A seguir, ande por todas as ilhas e recolha tudo que achar. Fica difícil colocar tudo na mãozinha, então deixe os papeis todos juntos numa ilha qualquer, para quando precisar.
O mapa apenas desenhei num papel, caso precise mais adiante.
Nas ilhas com as árvores tem vários papéis com letras e código Morse. Na verdade alguns deles (os com notas musicais) irão ajudar a resolver o próximo enigma:

O enigma do sino.
Para quem sabe ler música, os papeis ajudam. Para quem não sabe ou não ouve, ou para aqueles que estão sem som no computador, tentem o seguinte.
Nas torres dos sinos clique, da esquerda para direita, no 1-2-3-4 em intervalos regulares. Quando conseguir ouvir ou ver que os sinos estão tocando na seqüência 1-2-3-4, faça com que toquem assim: 1...23-4, ou seja, aperte o botão do 1° sino, vá para o 2° e espere ouvir tocar o 1°. Espere uns 3 segundos e aperte o 2° botão. Vá para o 3°, ouça o 1° e o 2° e rapidamente aperte o 3°. Vá para o 4° sino escute os três primeiros que deve estar assim:
O 1° com espaço mais longo, o 2° e o 3° seguidinho um do outro e depois aperte o 4°. Muita gente achou este enigma complicado, mas consegui resolver rapidinho usando o esquema acima.
Vá na máquina azul que tem uma placa com notas musicais e aperte o triangulo, para baixar a torre do 2° mundo.

Obs:
Comentário de um participante:
Quem não conseguiu os sinos, escutem essa música q eu achei no site:
http://www.woolythinking.com/html/return2hints/bellsolution.mp3

Enigma das bóias vermelhas
O que aparentemente parecia simples me tomou um tempão. Se você olhar uma máquina azul que fica numa ilha perto das âncoras, verá que a placa tem 6 bolinhas. Três indicando as lâmpadas apagadas e três as lâmpadas acesas, alternadamente.
No monte mais alto, terá um teclado com seis triângulos. Um para cada lâmpada das bóias.
Só que infelizmente não significa que a ordem dos números seja seqüencial no teclado.
Como era para deixar a 1° apagada, a 2° acesa, a 3° apagada, a 4° acesa e assim por diante, obviamente acendi o triangulo do meio da fileira de cima e as duas pontas da fileira de baixo.
NADA DISSO.
A seqüência parece que muda sempre. Então você precisa ficar ir e vindo até saber quais são os números dos triângulos.
Tomara que para você seja igual ao meu. Ficou assim, da esquerda para direita:
Fileira de cima = 3 - 2 - 4
Fileira de baixo = 6 - 5 - 1
Então aperte a 2° e 3° de cima e a 1° de baixo.
Volte até a máquina e veja daquele ponto de vista se as lâmpadas estão acesas corretamente. Aperte o triangulo grande e veja abaixar a 3° coluna para o Mundo das Pedras.
Bom, ainda não acabaram as tarefas nos outros mundos. Então é melhor sair e deixar este para depois. Vá ao mundo do metal ou neve.

Mundo de papel ou Origami
Neste mundo, você precisa encontrar 3 peças de um quebra cabeças e colocá-las numa tela de pintura.
Uma peça está no pé do elefante, outra na montanha onde tem um avião de papel e outra está perto da girafa cor de laranja. Onde tem uma árvore com uma lanterna chinesa cor de rosa. Acenda esta lanterna rosa ou a verde. É importante acender as duas.
Mexa também na alavanca que segura uma pipa.
A quarta peça está no mundo das neves ou metal. Fica perto de umas torres azuis, entre uns pinheiros.
Após completar o quebra cabeças, clique nele e pegue uma peça que se soltará.
Você verá também uns animais feito de Origami, uns cataventos e três tocos de madeira, com enigmas a resolver.
1° Toco:
Neste, basta colocar a peça que conseguiu no quebra cabeça..
2° Toco:
O segundo toco tem 5 círculos com traços dentro.
Este enigma é um pouco mais difícil de entender.
Mas vou tentar explicar.
Na parte da ilha , você deve ter visto umas árvores mortas, com uma fruta em cada uma.
Tente olhar detalhadamente cada árvore e procurar uns símbolos marcados nelas.
http://tinypic.com/kc02af.jpg

No mundo de papel também tem as arvores com frutas.
Sinceramente só consegui ver um. Mexa no brilho e no contraste da sua telas se necessário.
1. Cada fruta é associada com um símbolo (encontrado gravado nas árvores com frutas)
2. Cada fruta é associada com um animal (a mesma cor de fruta para cada animal)
Você pode olhar através das portas pequenas nas árvores no mundo de papel, para ver o animal que é associado.
3. Cada animal é associado agora com um símbolo. A cor e a posição dos animais, em nada interferem com a resposta. O importante é olhar cuidadosamente e perceber que alguns animais são feitos com o mesmo número e forma de peças. Como o Jogo Tangran.
4. Então:
O cachorro = Ss na horizontal
O elefante = Ss
O homem = I I I
O urso = 3 arcos
A girafa = ) I (
O homem é feito com as mesmas peças que o cachorro.
O elefante é feito com as mesmas peças do urso.
Em resumo, isso tudo é só para que vocês tentem entender a lógica da resposta.
Coloque os símbolos no toco de madeira com 5 círculos, na seguinte ordem:
Em cima = 3 barras verticais e 2 linhas onduladas
No meio = ) I (
Em baixo = Ss e 3 arcos curvos
http://tinypic.com/kbbsys.jpg
3° toco das pétalas.
Você verá 3 flores com 4 pétalas mais ou menos nesta posição:
___\/___
\/_/\_\/
/\____/\
Clique então em cada pétala, conforme o desenho acima, o seguinte número de vezes:
___22___
00_11_00
22____11

http://tinypic.com/kbbr7d.jpg

Esta foto fica de acordo com esquema acima.
Eu também tentei colocar as flores de acordo como os meus cataventos pararam e deu certo também.
Bom, a explicação tem a ver com os cataventos. Tente o esquema acima ou:
Perto de cada catavento, tem uma alavanca. Mude a posição de todas para que os cataventos parem de girar.
Fique próximo ao toco com as 3 flores cor de rosa e olhe a sua esquerda para ver os cataventos.
http://tinypic.com/kbbq7k.jpg

Depois de completar estes 3 enigmas, vá até um monte que tem um tipo de alavanca-chave:
http://tinypic.com/kbb15h.jpg

Aperte-a e veja o monte que tem um avião de papel, subir.
http://tinypic.com/kbb0g0.jpg

Pegue a caixa branca e coloque-a na ilha colorida do arquipélago que tem um símbolo quadrado em cima.

Mundo de Metal ou Neve
Atenção:
Muito cuidado para não perder nada aqui, principalmente o cristal branco, pois ficará impossível de em encontrar.
Aqui você precisa encontrar a quarta peça do quebra cabeças e levar ao mundo de papel.
Esta no meio da neve, perto da torre que tem uma tesoura desenhada, no meio dos pinheiros.
Encontre uma pedra azul e guarde. Quando tiver a segunda pedra (que está no mundo das pedras) use-as para obstruírem os respiradouros verdes (ou boca de lobo).
Ligue a máquina que tem uma roda.
Ela irá explodir.
http://tinypic.com/kbbxa1.jpg

Pegue a roda que foi parar em algum lugar e coloque-a na torre azul que tem um desenho de uma roda.
Pegue também uma pá ao lado de um cofre verde com um botão vermelho.
http://tinypic.com/kbau6b.jpg

Ela é usada no arquipélago para cavar os bancos de areia e encontrar um baú com um binóculo.
Para abrir o cofre, você precisa colocar um ano no calendário chinês que pertença ao cachorro.
Por que?
Porque usando o binóculo e a luz que pisca em baixo do dirigível e aplicando o código Morse, chega-se a “Year Dog”.
Pesquise assim no Google e tente os anos.
Year of the Dog ... 1922, 1934, 1946, 1958, 1970, 1982, 1994, 2006.
Pegue a tesoura e coloque-a na placa da torre azul que tem um desenho de uma tesoura.
Falta agora pegar a terceira peça (uma chave de porca) que está em cima de um dos 3 prédios coloridos.
Para isso, você precisa clicar nos espelhos dos prédios e descobrir qual abaixa o prédio que tem a ferramenta.
Quando conseguir pegar a ferramenta, coloque-a na torre azul que tem o desenho correspondente.
Vá então para a máquina que tem uma alavanca e acione-a.
A esfera azul, atrás da máquina, será derretida e você conseguirá uma bola azul.
Ela deverá ser posta na ilha colorida do arquipélago que tem um círculo em cima.

Mundo das Pedras
Logo à direita na entrada, você verá o céu todo estrelado.
Seria bom copiar posição das estrelas num papel.
Pegue no corredor da entrada à sua esquerda, perto de uma estátua quebrada, mais uma bola igual a que pegou no mundo das neves.
Deverá ser posta no respirador (boca de lobo) do mundo das neves.
Faça uma volta de reconhecimento e veja que uma das estátuas, a que tem fogo é igual ao desenho da pipa no mundo do papel.
http://tinypic.com/kby4op.jpg

Procure também um bastão ou cedro, no chão. Com este bastão, vá até a estátua que tem fogo e ponha fogo no bastão. Acenda então as duas torres que tem um tipo de pira em cima. As duas irão ficar com fogo cor de rosa.
http://tinypic.com/kbalbc.jpg

Note as cores emitidas por uma das pilastras e as cores nos olhos dos cachorros.
Um é rosa e outro é verde.
Volte então ao mundo do papel ou Origami e apague a lanterna cor de rosa.
Retorne ao mundo das pedras e veja que o fogo principal, agora está verde.
Troque a cor do fogo da pira da eaquerda.
Umas estrelas brilharão e um tipo de crucifixo amarelo, surgirá.
Coloque-o no totem que tem uma figura igual.
Quando você clica na pirâmide pequena ouve um número de cliques de acordo com os enigmas que você resolveu neste mundo.

Enigma da estátua
Entrando no mundo das pedras, você verá no final do corredor, uma estátua.
Clique na estátua e arraste-a para trás de forma a colocá-la bem no meio do círculo das pedras. Como sempre, o movimento da câmera não ajuda muito.
Ela tem que ficar exatamente no centro para poder cantar. Se ele não cantar ou abrir a boca (caso vc. não tenha som), é porque não está no lugar certo.Você precisa clicar na seguinte ordem: Contagem no sentido horário da entrada:
2 3 6 5 1 7 4
O difícil é saber quais são os números das portas de pedra.
Fique bem de frente para estátua. Você poderá ver as 7 portas.
Da 1 a 7, da esquerda para direita. É melhor fazer como fizemos no caso das árvores. Volte a ficar sempre de frente para estátua, antes de escolher uma porta. Use o totem com a letra A com referência. Mantenha-a sempre a sua esquerda. Quando acertar a seqüência, a estátua diminui de tamanho.
Tenha cuidado quanto for voltar para frente da estátua, pois você pode passar sem querer por alguma porta.
Pegue a estátua reduzida e coloque-a no totem do arco-íris.

O enigma da estrela
Clique nas teclas das estátuas que tem um símbolo em cima.
Olhe para cima e veja as estrelas que cintilam.
Se você fez um mapa com todas as estrelas, marque as que sobram em cada constelação,
e deduza uma forma. Eu achei impossível reconhecer qualquer coisa.
Por isso, pesquisei a resposta: uma cruz

http://tinypic.com/kbahvr.jpg

Enigma dos cristais
Antes de mais nada, como sei que temos um ou alguns membros na comunidade com problema de daltonismo, espero que este site ajude: http://www.iamcal.com/toys/colors/index.php

Vou colocar os cristais numerados.
Espero que ajude quem não consegue ver as cores.
http://tinypic.com/kbaf44.jpg

Ordem das luzes no obelisco que se acende de acima para baixo (cor-de-rosa ou lilás, verde, amarelo, laranja, azul escuro ou roxo, vermelho, azul claro) são iguais aos cristais nas ilhas.
Cada cor representa uma nota.
Você deve tocar os cristais, usando o cristal branco, na seguinte ordem:
Do mais baixo ao mais alto:
vermelho, amarelo, laranja, azul claro,
verde, cor-de-rosa ou lilás, azul escuro ou roxo.
Essa variação de cores do rosa e do azul escuro, eu coloquei porque alalguns monitores tem uma certa diferença de outros, ok.
Clique na pirâmide pequena e ouça os três cliques, se tiver acertado todos.
Clique agora no topo da pirâmide grande.
A ponta irá se soltar. Leve-a ao arquipélago e coloque na pirâmide colorida que tem um triângulo em cima.

http://tinypic.com/kb9n3c.jpg

O arquipélago é sugado.
Clique no redemoinho e veja o final do jogo.
Se alguém tiver terminado de uma forma diferente, por favor me avise.
FIM