05/04/07

RETURN TO THE ARCHIPELAGO




Não posso afirmar que a ordem para cumprir as tarefas, seja exatamente esta ou se faz alguma diferença, mas vou colocar como fiz no meu jogo.
Quando você chega ao arquipélago, a primeira ilha que encontra é a que tem o papel de boas vindas(no canto deste papel, tem uma nota musical).
Se quiser faça um tour para ver o que tem por lá.
Nos bancos de areia, perto das ancoras, tem um diário com vários desses papéis, um braço e uma cabeça de esqueleto, e uma garrafa com um mapa.
Uma das ancoras indicará qual dos bancos de areia, você deve escavar.
É um que está vazio. Sem papeis nem ossos, nem garrafa. Mas para escavar, você vai precisar de uma pá que está em outro mundo. Quando você tiver a pá, que está no mundo das neves, ao lado de um cofre, você terá que escava nos bancos de areia, até achar um baú com um binóculo.
Com este binóculo, você deve olhar a luz que pisca em baixo do dirigível, anotar tudo num caderno e traduzir como um código Morse. Coisa pra doido.
Eu não fiz isso não. Eu fui percorrer vários fóruns atrás de uma resposta.
O que encontrei foi que ele se refere ao “Ano do cão” ou Year Dog.
Esta é a senha pra abrir o cofre. 1970

Encontre 3 ilhas com prismas de cristal. Vá na ilha que tem um prisma branco e um verde.
Quebre o branco e guarde o pedaço, na mãozinha à direita da tela em baixo.
Esta mão serve como inventário e também para salvar o jogo.
Para salvar, clique no barbante que está amarrado no dedão e espere ele parar de mexer.
Vamos para o primeiro puzzle.

O enigma das árvores
Perto da ilha que você quebrou o prisma tem uma máquina azul com o número 1064.
Você agora precisa colocar as árvores de forma que elas escrevam 1064 em números romanos. Aqui a coisa pega.
Porque para mudar a posição das árvores, você tem que nadar até a ilha e mover uma alavanca.
Só que fazendo isso, você perde toda a noção de perspectiva.
Aconselho que posicione uma árvore por vez e volte sempre a máquina azul para ver se está certo. Tem que ficar assim: MXIV
http://img465.imageshack.us/img465/913/palmtrees7uo.jpg

Quando tiver terminado, aperte o triângulo da máquina e veja a torre que tem a porta para o primeiro mundo abaixar.
Você terá que cumprir metas para abaixar as 3 torres e ir aos 3 mundos.
O mundo das pedras, de papel e de metal.
Continuando.
A seguir, ande por todas as ilhas e recolha tudo que achar. Fica difícil colocar tudo na mãozinha, então deixe os papeis todos juntos numa ilha qualquer, para quando precisar.
O mapa apenas desenhei num papel, caso precise mais adiante.
Nas ilhas com as árvores tem vários papéis com letras e código Morse. Na verdade alguns deles (os com notas musicais) irão ajudar a resolver o próximo enigma:

O enigma do sino.
Para quem sabe ler música, os papeis ajudam. Para quem não sabe ou não ouve, ou para aqueles que estão sem som no computador, tentem o seguinte.
Nas torres dos sinos clique, da esquerda para direita, no 1-2-3-4 em intervalos regulares. Quando conseguir ouvir ou ver que os sinos estão tocando na seqüência 1-2-3-4, faça com que toquem assim: 1...23-4, ou seja, aperte o botão do 1° sino, vá para o 2° e espere ouvir tocar o 1°. Espere uns 3 segundos e aperte o 2° botão. Vá para o 3°, ouça o 1° e o 2° e rapidamente aperte o 3°. Vá para o 4° sino escute os três primeiros que deve estar assim:
O 1° com espaço mais longo, o 2° e o 3° seguidinho um do outro e depois aperte o 4°. Muita gente achou este enigma complicado, mas consegui resolver rapidinho usando o esquema acima.
Vá na máquina azul que tem uma placa com notas musicais e aperte o triangulo, para baixar a torre do 2° mundo.

Obs:
Comentário de um participante:
Quem não conseguiu os sinos, escutem essa música q eu achei no site:
http://www.woolythinking.com/html/return2hints/bellsolution.mp3

Enigma das bóias vermelhas
O que aparentemente parecia simples me tomou um tempão. Se você olhar uma máquina azul que fica numa ilha perto das âncoras, verá que a placa tem 6 bolinhas. Três indicando as lâmpadas apagadas e três as lâmpadas acesas, alternadamente.
No monte mais alto, terá um teclado com seis triângulos. Um para cada lâmpada das bóias.
Só que infelizmente não significa que a ordem dos números seja seqüencial no teclado.
Como era para deixar a 1° apagada, a 2° acesa, a 3° apagada, a 4° acesa e assim por diante, obviamente acendi o triangulo do meio da fileira de cima e as duas pontas da fileira de baixo.
NADA DISSO.
A seqüência parece que muda sempre. Então você precisa ficar ir e vindo até saber quais são os números dos triângulos.
Tomara que para você seja igual ao meu. Ficou assim, da esquerda para direita:
Fileira de cima = 3 - 2 - 4
Fileira de baixo = 6 - 5 - 1
Então aperte a 2° e 3° de cima e a 1° de baixo.
Volte até a máquina e veja daquele ponto de vista se as lâmpadas estão acesas corretamente. Aperte o triangulo grande e veja abaixar a 3° coluna para o Mundo das Pedras.
Bom, ainda não acabaram as tarefas nos outros mundos. Então é melhor sair e deixar este para depois. Vá ao mundo do metal ou neve.

Mundo de papel ou Origami
Neste mundo, você precisa encontrar 3 peças de um quebra cabeças e colocá-las numa tela de pintura.
Uma peça está no pé do elefante, outra na montanha onde tem um avião de papel e outra está perto da girafa cor de laranja. Onde tem uma árvore com uma lanterna chinesa cor de rosa. Acenda esta lanterna rosa ou a verde. É importante acender as duas.
Mexa também na alavanca que segura uma pipa.
A quarta peça está no mundo das neves ou metal. Fica perto de umas torres azuis, entre uns pinheiros.
Após completar o quebra cabeças, clique nele e pegue uma peça que se soltará.
Você verá também uns animais feito de Origami, uns cataventos e três tocos de madeira, com enigmas a resolver.
1° Toco:
Neste, basta colocar a peça que conseguiu no quebra cabeça..
2° Toco:
O segundo toco tem 5 círculos com traços dentro.
Este enigma é um pouco mais difícil de entender.
Mas vou tentar explicar.
Na parte da ilha , você deve ter visto umas árvores mortas, com uma fruta em cada uma.
Tente olhar detalhadamente cada árvore e procurar uns símbolos marcados nelas.
http://tinypic.com/kc02af.jpg

No mundo de papel também tem as arvores com frutas.
Sinceramente só consegui ver um. Mexa no brilho e no contraste da sua telas se necessário.
1. Cada fruta é associada com um símbolo (encontrado gravado nas árvores com frutas)
2. Cada fruta é associada com um animal (a mesma cor de fruta para cada animal)
Você pode olhar através das portas pequenas nas árvores no mundo de papel, para ver o animal que é associado.
3. Cada animal é associado agora com um símbolo. A cor e a posição dos animais, em nada interferem com a resposta. O importante é olhar cuidadosamente e perceber que alguns animais são feitos com o mesmo número e forma de peças. Como o Jogo Tangran.
4. Então:
O cachorro = Ss na horizontal
O elefante = Ss
O homem = I I I
O urso = 3 arcos
A girafa = ) I (
O homem é feito com as mesmas peças que o cachorro.
O elefante é feito com as mesmas peças do urso.
Em resumo, isso tudo é só para que vocês tentem entender a lógica da resposta.
Coloque os símbolos no toco de madeira com 5 círculos, na seguinte ordem:
Em cima = 3 barras verticais e 2 linhas onduladas
No meio = ) I (
Em baixo = Ss e 3 arcos curvos
http://tinypic.com/kbbsys.jpg
3° toco das pétalas.
Você verá 3 flores com 4 pétalas mais ou menos nesta posição:
___\/___
\/_/\_\/
/\____/\
Clique então em cada pétala, conforme o desenho acima, o seguinte número de vezes:
___22___
00_11_00
22____11

http://tinypic.com/kbbr7d.jpg

Esta foto fica de acordo com esquema acima.
Eu também tentei colocar as flores de acordo como os meus cataventos pararam e deu certo também.
Bom, a explicação tem a ver com os cataventos. Tente o esquema acima ou:
Perto de cada catavento, tem uma alavanca. Mude a posição de todas para que os cataventos parem de girar.
Fique próximo ao toco com as 3 flores cor de rosa e olhe a sua esquerda para ver os cataventos.
http://tinypic.com/kbbq7k.jpg

Depois de completar estes 3 enigmas, vá até um monte que tem um tipo de alavanca-chave:
http://tinypic.com/kbb15h.jpg

Aperte-a e veja o monte que tem um avião de papel, subir.
http://tinypic.com/kbb0g0.jpg

Pegue a caixa branca e coloque-a na ilha colorida do arquipélago que tem um símbolo quadrado em cima.

Mundo de Metal ou Neve
Atenção:
Muito cuidado para não perder nada aqui, principalmente o cristal branco, pois ficará impossível de em encontrar.
Aqui você precisa encontrar a quarta peça do quebra cabeças e levar ao mundo de papel.
Esta no meio da neve, perto da torre que tem uma tesoura desenhada, no meio dos pinheiros.
Encontre uma pedra azul e guarde. Quando tiver a segunda pedra (que está no mundo das pedras) use-as para obstruírem os respiradouros verdes (ou boca de lobo).
Ligue a máquina que tem uma roda.
Ela irá explodir.
http://tinypic.com/kbbxa1.jpg

Pegue a roda que foi parar em algum lugar e coloque-a na torre azul que tem um desenho de uma roda.
Pegue também uma pá ao lado de um cofre verde com um botão vermelho.
http://tinypic.com/kbau6b.jpg

Ela é usada no arquipélago para cavar os bancos de areia e encontrar um baú com um binóculo.
Para abrir o cofre, você precisa colocar um ano no calendário chinês que pertença ao cachorro.
Por que?
Porque usando o binóculo e a luz que pisca em baixo do dirigível e aplicando o código Morse, chega-se a “Year Dog”.
Pesquise assim no Google e tente os anos.
Year of the Dog ... 1922, 1934, 1946, 1958, 1970, 1982, 1994, 2006.
Pegue a tesoura e coloque-a na placa da torre azul que tem um desenho de uma tesoura.
Falta agora pegar a terceira peça (uma chave de porca) que está em cima de um dos 3 prédios coloridos.
Para isso, você precisa clicar nos espelhos dos prédios e descobrir qual abaixa o prédio que tem a ferramenta.
Quando conseguir pegar a ferramenta, coloque-a na torre azul que tem o desenho correspondente.
Vá então para a máquina que tem uma alavanca e acione-a.
A esfera azul, atrás da máquina, será derretida e você conseguirá uma bola azul.
Ela deverá ser posta na ilha colorida do arquipélago que tem um círculo em cima.

Mundo das Pedras
Logo à direita na entrada, você verá o céu todo estrelado.
Seria bom copiar posição das estrelas num papel.
Pegue no corredor da entrada à sua esquerda, perto de uma estátua quebrada, mais uma bola igual a que pegou no mundo das neves.
Deverá ser posta no respirador (boca de lobo) do mundo das neves.
Faça uma volta de reconhecimento e veja que uma das estátuas, a que tem fogo é igual ao desenho da pipa no mundo do papel.
http://tinypic.com/kby4op.jpg

Procure também um bastão ou cedro, no chão. Com este bastão, vá até a estátua que tem fogo e ponha fogo no bastão. Acenda então as duas torres que tem um tipo de pira em cima. As duas irão ficar com fogo cor de rosa.
http://tinypic.com/kbalbc.jpg

Note as cores emitidas por uma das pilastras e as cores nos olhos dos cachorros.
Um é rosa e outro é verde.
Volte então ao mundo do papel ou Origami e apague a lanterna cor de rosa.
Retorne ao mundo das pedras e veja que o fogo principal, agora está verde.
Troque a cor do fogo da pira da eaquerda.
Umas estrelas brilharão e um tipo de crucifixo amarelo, surgirá.
Coloque-o no totem que tem uma figura igual.
Quando você clica na pirâmide pequena ouve um número de cliques de acordo com os enigmas que você resolveu neste mundo.

Enigma da estátua
Entrando no mundo das pedras, você verá no final do corredor, uma estátua.
Clique na estátua e arraste-a para trás de forma a colocá-la bem no meio do círculo das pedras. Como sempre, o movimento da câmera não ajuda muito.
Ela tem que ficar exatamente no centro para poder cantar. Se ele não cantar ou abrir a boca (caso vc. não tenha som), é porque não está no lugar certo.Você precisa clicar na seguinte ordem: Contagem no sentido horário da entrada:
2 3 6 5 1 7 4
O difícil é saber quais são os números das portas de pedra.
Fique bem de frente para estátua. Você poderá ver as 7 portas.
Da 1 a 7, da esquerda para direita. É melhor fazer como fizemos no caso das árvores. Volte a ficar sempre de frente para estátua, antes de escolher uma porta. Use o totem com a letra A com referência. Mantenha-a sempre a sua esquerda. Quando acertar a seqüência, a estátua diminui de tamanho.
Tenha cuidado quanto for voltar para frente da estátua, pois você pode passar sem querer por alguma porta.
Pegue a estátua reduzida e coloque-a no totem do arco-íris.

O enigma da estrela
Clique nas teclas das estátuas que tem um símbolo em cima.
Olhe para cima e veja as estrelas que cintilam.
Se você fez um mapa com todas as estrelas, marque as que sobram em cada constelação,
e deduza uma forma. Eu achei impossível reconhecer qualquer coisa.
Por isso, pesquisei a resposta: uma cruz

http://tinypic.com/kbahvr.jpg

Enigma dos cristais
Antes de mais nada, como sei que temos um ou alguns membros na comunidade com problema de daltonismo, espero que este site ajude: http://www.iamcal.com/toys/colors/index.php

Vou colocar os cristais numerados.
Espero que ajude quem não consegue ver as cores.
http://tinypic.com/kbaf44.jpg

Ordem das luzes no obelisco que se acende de acima para baixo (cor-de-rosa ou lilás, verde, amarelo, laranja, azul escuro ou roxo, vermelho, azul claro) são iguais aos cristais nas ilhas.
Cada cor representa uma nota.
Você deve tocar os cristais, usando o cristal branco, na seguinte ordem:
Do mais baixo ao mais alto:
vermelho, amarelo, laranja, azul claro,
verde, cor-de-rosa ou lilás, azul escuro ou roxo.
Essa variação de cores do rosa e do azul escuro, eu coloquei porque alalguns monitores tem uma certa diferença de outros, ok.
Clique na pirâmide pequena e ouça os três cliques, se tiver acertado todos.
Clique agora no topo da pirâmide grande.
A ponta irá se soltar. Leve-a ao arquipélago e coloque na pirâmide colorida que tem um triângulo em cima.

http://tinypic.com/kb9n3c.jpg

O arquipélago é sugado.
Clique no redemoinho e veja o final do jogo.
Se alguém tiver terminado de uma forma diferente, por favor me avise.
FIM