29/04/07

ZOO: EXTRA TERRESTRE 1



FASE 1

Clique em:
- commencer l'étape 1

Obs: Se algumas das frases citadas abaixo não aparecer na sua tela, é porque você fez algo errado.
Não precisa recomeçar. Basta apertar a tecla “Back” no seu teclado e voltar até onde errou.

Clique na gaveta do meio e depois em:
- Prendre La Couverture
Clique em baixo da cama e depois em:
- Attendre sous le lit
- Attaquer le garde
- Attaquer avec la couverture
- Sortir par la porte
E saia do quarto.

Você irá para a cozinha.
No texto à direita, clique na opções:
- Se baisser sous le chariot
- Tenter Sa chance quand meme
Clique num triângulo preto em baixo do carrinho e depois em:
- pousser lentement le chariot avec vous
Clique então em um vegetal (parece uma cenoura branca) em cima da mesa e nas opções:
- Prendre la legume
- Lancer La Legume
- foncer vers l'armoire
Clique na porta do armário do fundo e nas frases:
- ouvrir la porte de l'armoire
- prendre les fruits bleus
O guarda te pega e clique em:
- suite

Você voltará ao quarto do início.

Clique no quadro da vaca e nas frases:
- observer le cadre
- déplacer le cadre
Clique no fio vermelho e em:
- couper le fil
Clique no fio amarelo diretamente abaixo (da ponta exposta a direita) do fio vermelho
Clique em:
- entailler le fil (se esta opção não aparecer é porque você clicou na parte errada do fio amarelo)
Clique na parte esquerda do fio vermelho e em:
- raccorder avec le fil jaune
Clique na junção dos fios e em:
- couper le fil
Clique na parte exposta do fio vermelho à direita e em:
- raccorder le fil jaune au rouge (você terá um X grande) e em:
- retourner dans la pièce
http://i3.tinypic.com/16awuhw.jpg

Clique no canto direito da janela e em:
- casser la fenêtre avec le fruit
- essayer encore
- essayer encore
A fruta estoura e solta um líquido oleoso.
Clique no chão a direita do gabinete e o menino passa para o outro lado.
Clique em:
- mettre du fruit sur le sol
O óleo da fruta suja o chão.
Clique no gabinete e o menino muda de lado novamente.
Clique em:
- pousser la commode
para empurrar o armário.
Abra a gaveta do meio e clique em:
- monter sur le tiroir
Clique na janelinha da ventilação e em:
- atteindre la plaque
- pousser la plaque
- passer par le conduit d'aération
- suite (étape 2)
Você passou para a fase 2.

Link para fase 2:
http://www.cs.berkeley.edu/~flab/zoo/etape2/377234668.html

Fase 2:
- suite
Clique no painel superior do duto do ar (em cima do bumbum dele).
Clique em:
- casser le conduit
Clique na lâmpada laranja da direita no alto da tela.
Clique em:
- prendre la lampe
- tirer sur la lampe
- avancer dans le conduit
- casser le conduit
Clicar a marca vermelha maior à esquerda da tubulação cinza embaixo da sua tela.
(é uma placa ou cano que parece ter uns desenhos vermelhos)
Clicar em:
- casser le tuyau
Clicar na abertura da porta e em:
- passer par la porte
Agora você está em outra tela.
Clique na abertura da porta à direita, que conduz ao quarto roxo
Clicar em:
- passer par la porte
Clique no guarda ET.
Clique em:
- attaquer le garde
Clique em:
- je connais les points faibles
- oui, je suis prêt
Procurar os pontos vermelhos no corpo do ET. Parece estar dividido em seções.
Clique no único ponto da 3° seção de baixo para cima. A seguir conte 8 pedaços da sua cauda, da ponta para cima e clique (não tem ponto vermelho).
Clique em:
- suite
Clique na abertura da porta e em:
- passer par la porte
Clique na entrada do corredor à sua esquerda.
Clique em:
- aller dans le couloir
Clique agora no canto direito inferior da tela (parece com uma caixinha preta)e d~e um zoom em um dos postes com uma bolinha roxa.
Clique em:
- prendre le poteau magnétique
Deixe a esfera de cristal no chão e clique em:
- retourner dans le couloir
- revenir en arrière
Clique em:
- prendre des débris
- attirer des débris avec le poteau magnétique
Clique na 1a porta a esquerda com as paredes verdes e em:
- taper l'araignée avec le poteau
- franchir la porte
Você está de volta a sala do duto de ar condicionado.
Clique na tubulação cinza abaixo da sua tela (onde tem os desenhos vermelhos).
Clique em:
- casser le tuyau avec le poteau
- tirer sur le poteau
- tirer encore plus sur le poteau
Clique dentro do buraco que se formou e em:
- entrer dans le trou
- attendre le jet d'air comprimé
- suite (étape 3)

Link para fase 3:
http://www.cs.berkeley.edu/~flab/zoo/etape3/568165904.html

Fase 3
Ele sai do cano e cai em cima de uma árvore.
Clique na boca do cano e clique em:
- se faire sécher les cheveux avec l'air chaud
Clique no cipó mais escuro bem em cima da cabeça dele e em seguida clique em:
- dérouler la fougère
Conecte o cipó mais escuro à árvore e clique na árvore, na junção com o cipó.
Clique em:
- grimper sur la fougère
Clique na árvore novamente e em:
- s'accrocher à l'arbre
Clique no cipó da esquerda e em:
-se balancer avec la liane
Próximo a mão dele na parede, tem um ponto laranja.
Clique nele e depois em:
- prendre un cocon
Para pegar um cipó. Entre os casulos tem duas espécies. Escolha o mais conveniente carregar. Ele faz uma cara de contente se estiver com o casulo certo.
Clique na luz laranja que aparece brilhante e clique em:
- éteindre la lampe
Clique na árvore e depois no cipó esticado e volte para a árvore que você estava.
Clique na boca do cano e em:
- faire sécher le cocon
Seu inventário muda de:
Possessions: cocon léger et humide
para:
Possessions: cocon sec et croustillant
Ou seja, você colocou o casulo para secar.
Clique na planta carnívora verde no canto direito inferior da sua tela e clique em:
- lancer le cocon dans la gueule
- sauter sur la gueule fermée
- descendre sur le sol
Já no chão clique no lago e em:
- lancer quelque chose dans l'eau
- lancer son soulier
- suite
Ele se assusta porque vê umas larvas sair dos casulos.
Clique em:
- grimper sur la plante
- remonter dans l'arbre
Clique no cipó próximo a ele e clique em:
- tirer sur la liane
- pousser la liane vers les plantes carnivores
- regarder la fin du spectacle
- descendre de l'arbre
Clique agora no canto direito de baixo da janela e em:
- passer sous la fenêtre
Clique na árvore e no cipó à esquerda e em:
- tirer sur la liane
- pêcher avec la liane
Clique no lago.
Seu cursor se transforma em algo como uma mira.
Clique em vários pontos do lago, até conseguir pescar seu sapato de volta.
Eu fiquei horas nesse “clica na água e tirer sur la liane” até achar o sapato.
Cliquei zilhões de vezes até achar o ponto certo.
Foi mais ou menos por aqui que cliquei e achei:
http://i6.tinypic.com/1z1vhvk.jpg

Clique então em:
- mettre son soulier
Clique no cipó horizontal e clique então em:
- mettre son soulier
- aller se cacher derrière l'éventail
Você chega a uma porta verde com um local para digitar o código de acesso.
Clique em:
- entrer le code d'accès
http://i6.tinypic.com/1z1vkg6.gif

A forma de chegar ao código é um pouco confusa e baseada no enigma de Palíndrome.
Mas parece que sempre é 4 8 8 4
Uma porta abre a sua esquerda.
Clique em:
- suite (étape 4).

Link para fase 4:
http://www.cs.berkeley.edu/~flab/zoo/etape4/711489266.html

FASE 4- suite
Clique na máquina roxa e em:
- observer la machine
Você verá duas hastes de metal cinza.
Clique na da esquerda para virá-la para dentro.
Clique na da direita e ela abaixa.
Coloque a da esquerda na posição original e clique na próximo da torneira do cano roxo.
Ele subirá um pouco.
Clique na haste da direita e ela vira para dentro.
Clique no quadrado verde e preto à direita da máquina, e clique na torneira até sair um líquido azul. Clique em:
- prendre le crochet coupé
http://i6.tinypic.com/1zgeyps.jpg

Vá até a porta da esquerda e clique em:
- passer par la porte
No corredor, clique na máquina verde, na parte de baixo onde caí normalmente as coisas que se compra nessas máquinas.
Clique em:
- prendre la seringue
- débloquer la seringue avec le crochet
- regarder derrière soi
Clique no buraco que se abriu no chão e em:
- bloquer l'ascenseur avec le crochet
- revenir vers le laboratoire
Já dentro do laboratório clique em:
- vider le contenu de la seringue
Tem um líquido verde.
Clique na peça azul no chão e em:
- ouvrir le dôme
- vider le contenu de la seringue
- fermer le dôme
No interruptor ao lado da porta que vai para o corredor, tem uma tecla mais larga em cima. Clique duas vezes nela e veja que a sala está cheia de pontos amarelos.
Clique no que está mais próximo do objeto azul no chão e em:
- prendre du sang avec la seringue
Clique então no objeto azul novamente e em:
- ouvrir le dôme
- remplir la seringue avec le liquide
Você agora tem:
Possessions: seringue hypodermique contenant un liquide onctueux et de l'ADN
Saia pela porta rápidamente e vá até a máquina. Clique no buraco verde na lateral dela e em:
- injecter le contenu de la seringue dans le trou
- prendre la boule de cristal
- frotter la boule de cristal
Para saber como usar a bola, clique num pedestal de madeira no canto esquerdo da janela, em frente à máquina. Clique em todas as figuras para saber mais sobre os alienígenas.
Preste atenção no quadro das cores.
Tem mais dois quadros nesta sala com informações para os turistas.
Clique em:
- revenir dans le corridor
Clique então na janela. Veja no cantinho da esquerda, atrás das latas azuis, uma ponta de um rabo. Clique no rabo e em:
- jouer à cache-cache
- attendre un peu
- Bouh!!!
- communiquer grâce à la boule de cristal
Você agora terá de se comunicar com o alien através das cores.
Vou colocar algumas combinações que encontrei em outros fóruns.
Você pode tentar sua próprias combinações.
Nos espaços a direita, escolha:
- Bleu
- Vert Fluo
- OK
A criatura compreendeu que você quiz dizer, mas responde desconfiado, se mostrando por um preto forte.
Isto quer dizer que se recusará ajudá-lo enquanto crer que você é apenas mais um turista!
É necessário fazê-lo compreender que você vai ajuda-lo a sair da sua gaiola.
Repita as mesmas cores acima e ele compreende que você é amigo e fica branco.
Bom, agora é necessário convence-lo a colaborar com você.
Coloque então mais duas cores nas caixas ao lado:
- Brun
- Blanc
- OK
Ele fica marrom e muito agitado a respeito de algo que tem dentro da cela. Você precisa tranquilizá-lo de que não é perigoso.
- jaune foncé
- jaune pâle
-OK
Ele continua não entendo.
Tente novamente:
- Brun
- Blanc
- OK
Finalmente ele compreendeu que você já desativou o alarme e que tudo está caminhando para a sua fuga! Agora, talvez ele possa te dar um elemento da sua cela que tenha absoluta necessidade. Comece por dizer a ele para ir procurar este elemento no lugar situado:
- jaune pâle
- jaune foncé
E agora:
- jaune pâle
- vert fluo
Ele coloca uma barra radioativa em baixo da porta secreta, mas não consegue fazer passar por baixo. No entanto, deve existir um modo. No seu estado líquido, talvez?
Coloque as cores:
- rouge
- vert fluo
E ele faz a lâmpada derreter a barra.
Clique em:
- paniquer
- revenir vers le laboratoire
- prendre la barre radioactive
Vá até a máquina verde que parece uma torradeira e clique em:
- appuyer sur le bouton
- mettre la barre dans le trou
Colocando a barra radioativa na máquina, ao contrario do que indica o painel, você constata imediatamente os efeitos devastadores do seu ato. Todos os ecossistemas do jardim zoológico extra-terrestre agora estão desequilibrados e prontos a liberar todos os animais, criando um tumulto!
No corredor, propõe-se já aos turistas que deixem o local. O pânico é geral.
- retourner dans le corridor
Você corre à toda velocidade no corredor em direção a saída possível, mas tem tempo de constatar que seu amigo extra-terrestre também foi liberado e teve êxito na fuga. Constata também que certos dispositivos de segurança automáticos começam a pôr-se em balanço
- continuer dans le corridor
- continuer toujours tout droit
- aller voir la porte mystérieuse
Clique no painel e em:
- oui
E digite:
7 – 11- 3 – 5
Parabéns você passou para fase 5:
- suite (étape 5)
Link para fase 5:
http://www.cs.berkeley.edu/~flab/zoo/etape5/877126564.html

Significado de alguma combinações de cores:
1) azul - verde claro (socorro, porta ou saída)
2) branco - marrom (sim, alarme)
3) amarelo claro - amarelo escuro (comida, cozinha)
4) amarelo claro - verde claro(comida, porta)
5) vermelho - verde claro (energia, porta)

FASE 5

- suite
Clique na porta em frente e em:
entrer dans la pièce
Clique no fio laranja que fica entre o teclado e uma mesa lateral e em:
- tirer le fil
Clique no buraco verde da máquina roxa e em:
- mettre le fil dans le trou
- suite
Clique na porta e em:
- passer par la porte
- s'approcher du vide en avant
Clique no botão verde abaixo e em:
- mettre un pied sur le rayon
- monter sur le rayon
- descendre
- avancer dans l'entrepôt
Você terá 3 opções de caminho.
Explore antes o armazém inteiro. Cada um dos 3 caminhos revelará algo importante.
Depois que conhecer tudo comece o trajeto definitivo.
Eu comecei por:
- aller à gauche
Clique na caixa alta, a direita da sua tela e clique em:
- se mettre derrière la boîte
- niaiser la bibite
- revenir en arrière
- aller à droite
Clique na caixa com o símbolo de explosivo e em:
- observer l'intérieur de la boîte
Clique na tigela no chão e em:
- prendre une bille
Você não pode pegar a bolinha.
Clique então na máquina e em:
- pousser un bouton du distributeur
Clique na tigela novamente e em:
- prendre la bille lumineuse
- lancer la bille dans les explosifs
- lancer la bille quand même
Clique rapidamente na caixa cinza para se esconder e clique em:
- attendre que ça se calme
Clique no tronco de madeira encostado na parede e em:
- grimper sur les planches
- traverser de l'autre côté
Clique nas pedras do chão e em:
- prendre un machin ovale
Clique então num desenho ou escada na parede e em:
- escalader le panneau
Clique na porta secreta da nave e em:
- ouvrir la porte secrète
Não dá. Clique então em:
- redescendre
- repasser sous le chariot

Você deve clicar então no líquido preto e em:
- prendre un échantillon de liquide
- prendre du liquide avec la demi-sphère
- retourner à la soucoupe
Possessions: Demi-sphère métallique creuse et vide
Clique no painel com 2 botões e em:
- graisser la télécommande avec le liquide
- peser le bouton vert
Clique no círculo verde e em:
- monter dans la soucoupe
Clique no vidro graduado que alimenta o guarda e em:
verser le liquide dans le réservoir à jus
- suite
- retourner à la salle de contrôle

Se você não terminar dentro do prazo (100) que marca abaixo do seu inventário, terá que fazer novamente.
- revenir à la salle de contrôle et reessayer
Então, você precisa encontrar o caminho mais rápido para chegar a nave, depois que apertar o botão vermelho.

Clique no painel e em:
- peser le bouton rouge (yahoo!)
Clique na porta e em:
passer par la porte
Clique na porta do fundo e em:
- s'approcher de la porte
- courir vers l'ascenseur
Depois clique na 1° lâmpada e em:
- sauter et s'accrocher à la lampe
- à la grâce de Dieu!
Clique na caixa marrom e em:
- descendre sur la boîte basse (et vite!)
- courir sur les boîtes
Clique na tábuas amarela à sua frente e em:
- sauter sur une des planches
- glisser sur le liquide
- visionner le film de sa vie pendant qu'il est temps
- escalader le chariot
De cima do carrinho azul. Clique na porta secreta da nave e em:
- lancer la demi-sphère sur la télécommande
- attendre que la porte soit complètement ouverte
- passer par la porte
Você cai dentro da nave. Não clique em nenhuma das frases a direita para não perder tempo. Você está com 7 segundos.
Clique diretamente no botão verde grande do painel, duas vezes e em:
- peser le bouton de mise à feu!
A tela treme e a nave decola.
Clique em:
- s'envoler vers d'autres horizons
Após a animação clique em:
- suite
O jogo pergunta se você sabe as coordenadas da Terra.
Nesta parte você pode ver dois finais.
Se você compreendeu bem os cartazes que viu na fase anterior, deve ter conseguido duas coordenadas diferente.
8 5 0 10 12
Ou
2 6 1 13 4
Como?
Veja a foto e tentem entender:
http://i6.tinypic.com/1zmyyxx.jpg

Nos dois casos, clique em
- suite
Até o fim.
http://i6.tinypic.com/1zmpn37.jpg

“Parabéns!
Você terminou o jogo Jardim zoológico Extra-Terrestre!!!

FASE SECRETA:
Esta fase, teóricamente, só pode ser feita por quem completou o jogo.
Nada mais é que um caminho mais curto para se chegar ao final.
Eu acho mais interessante que vocês façam as tentativas.Seria mais divertido.
Quem não conseguir, aqui vai uma ajuda. Acredito não ser mais necessário colocar as frases em francês. Talvez uma frase ou outra.
Mesmo porque se errarem é só clicar em “back” e tentar outra opção.
Para o início da etapa secreta:
Fase 1: Código da porta.
- pegar o cobertor
- esconder-se sob a cama
- atacar guarda ao seu ponto fraco (barriga)
- passar pela porta
- clicar na máquina anti-evasão (azul no teto)
- pôr o cobertor
- clicar na porta
- clicar em “ ir lá lentamente”
- colocar o código 7 11 3 5
- passe pela porta
E facilmente você saiu.

Fase 2: Corredor:
- demonstre seus talentos de kung fu
- Clique no bolso do guarda que está de frente e pegue a arma (um pontinho azul).
Na próxima sala, clique na pedra ao lado e:
- prendre la roche
- prendre la roche avec le fusil attracteur
- lancer la roche sur le bidule carré
- défoncer la porte à toute vitesse

Fase 3
No próximo corredor:
- tirer dans le tas
Ao invés de enfrentar o guarda num duelo, atire no cano amarelo à direita, próxiomo a caixa de informações dos turistas.
- suite
Um dos animais escapa então salve-se quem puder:
- sauve qui peut!
Na sala com 2 tubos verdes grandes, clique no computador abaixo do quadro e em:
- pitoner sur l'ordinateur
Agora você precisa clicar no símbolo da enerdia.
Para quem não se lembra, seria o vermelho nesta foto:
http://www.cs.berkeley.edu/~flab/zoo/etape4/image_087158641.gif

Você vai encontra-lo por aqui:
http://i1.tinypic.com/1zpi2s5.jpg
Clique então em:
- plonger dans le bassin
- glou glou glou! (étape 5)
E vá direto para fase 5.

Fase 5
Nesta fase eu não encontrei nenhuma forma mais curta de chegar ao final, do que a que postei anteriormente.
Talvez se eu tivesse chegado aqui com arma?
Não sei onde foi parar.
Use de toda sua força para quebrar o tubo.
- pousser de toutes ses forces sur la vitre
- ramasser son dégât et son énergie
Daqui para frente, repita os passos da fase 5 indo direto para Terra.
Lembram das coordenadas?
2.6.1.13.4
O final é um pouquinho diferente.
http://i2.tinypic.com/1zpi3vr.jpg
http://i1.tinypic.com/1zpi64z.jpg

NEM ACREDITO QUE ACABEI